COMUNICADO

A proposta de Orçamento de Estado para 2017 prossegue a via rápida da receita através do setor automóvel. Atualizações de impostos e taxas e, como vem sendo hábito, acompanhados de um pacote exótico de taxas e impostos adicionais.

Novamente se assiste à falta de políticas e estratégias de mobilidade inteligente e eficaz, ficando a nu mais um saque fiscal ao setor automóvel, com inevitáveis consequências na economia. No total, são mais de 22 milhões de euros que o Governo espera arrecadar face ao ano anterior, em ISV e IUC.

Esta proposta de orçamento contraria as tendências de mercado ao acabar com o incentivo aos elétricos e fomenta um parque automóvel velho, cada vez mais inseguro, com o fim do incentivo ao abate a veículos em fim de vida.

Em todos os aspetos, é um Orçamento vazio. Sem futuro nem estratégia, não tem outro objetivo além da receita fiscal.


Carros novos sobem em flecha.

O Imposto sobre Veículos (ISV) sobe 3%: pagam os ligeiros de passageiros, os ligeiros de mercadorias e as motos. Sejam mais ou menos poluentes, todos vão pagar mais.

A tabela abaixo mostra alguns exemplos dos modelos automóveis mais vendidos por segmento e os respetivos aumentos para o próximo ano:

VIATURA

CILINDRADA

COMB

CO2

ISV 2016

ISV 2017

VARIAÇÃO

Renault Clio 1.5 dCi
90 Energy GT Line
5pt.'16

1461

D

82

1.773,17€

1.833,46€

+3,4%

Peugeot 208
1.2VTi Active 5P

1199

G

104

572,42€

588,51€

+2,8%

Mercedes-Benz
Classe A
A 180 d Style
5pt. '16

1461

D

98

2.201,41€

2.274,72€

+3,3%

BMW Série 1 116d
Efficient
Dynamics 5pt. '17

1496

D

89

2.084,67€

2.154,48€

+3,3%

Nissan Qashqai
1.5 dCi Tekna
17" P
5pt. '15

1461

D

99

2.269,99€

2.345,36€

+3,3%

Volkswagen Passat
1.6 TDI Confortline
4pt. '17

1598

D

105

3.344,55€

3.452,83€

+3,2%

Jaguar XJ 3.0 Diesel
SWB Portfolio
4pt. '17

2993

D

149

15.526,80€

16.006,30€

+3,1%





Selo do carro mais caro

O Imposto Único de Circulação volta a sofrer um aumento de 0,8% e traz uma taxa adicional nova, se a viatura emitir mais de 180 gr de dióxido de carbono por km. Quer isto dizer, por exemplo, que algumas versões do BMW série 1 ou do Audi A4 Stronic pagam mais 38,08 euros. E se a emissão ultrapassar os 250g, por exemplo, uma versão do Opel Insignia Aut, paga mais 65,24 euros, tal como um Porshe 911 ou um Ferrari F12 Berlinetta.

Desconto para híbridos plug-in e zero para elétricos

Uma novidade nesta proposta de OE é o fim do incentivo à compra de elétricos, prometida no orçamento anterior até 31 de dezembro de 2017. Afinal é já a partir de 1 de janeiro que Portugal contraria as tendências de mercado e apresenta um desconto exótico para híbridos plug-in: 562,5€ a abater na fatura do ISV, através de pedido para o efeito junto da Autoridade Tributária Aduaneira.

 

Lisboa, 17 de outubro de 2016.

17/10/2016

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