Vantagens

A compra do automóvel como bem de elevado valor e duradouro, requer que seja uma compra ponderada, e por vezes o orçamento disponível não chega para a aquisição do automóvel pretendido. Assim existe a solução da compra de um automóvel usado, ou como primeiro carro, ou como o carro pretendido mas sem um índice de desvalorização tão grande como a que estão sujeitos os carros novos.

Adquirir um carro usado, pode ser uma óptima solução em muitos casos:

  • Permite comprar um carro melhor que não seria acessível enquanto novo
  • Permite comprar um carro sem entrar em níveis de endividamento elevado
  • Não sofrer uma desvalorização tão acentuada como acontece na compra de veículos novos.

Desvantagens

A grande desvantagem de comprar um carro usado é de que se desconhece o historial do carro, se tem problemas recorrentes, algum defeito de fabrico já detectado que leva o carro constantemente à oficina.

Podemos também ser apanhados desprevenidos, de alguém a tentar vender uma viatura em que a identificação do chassis do carro ou do motor, não coincida com a constante nos documentos da viatura.

O mercado dos usados, também não nutre de grande fama, e todos os carros que se encontram à venda são invariavelmente ditos “de uma senhora que só usava para ir às compras e sempre de garagem”. Para não falar de as múltiplas histórias de que se ouvem comentar, algumas verídicas outras nem por isso, de conta-quilómetros a recuarem no tempo e reduzirem para metade a indicação dos quilómetros efectuados pelo carro.