Dezenas de rostos conhecidos a nível global juntaram-se à Federação Internacional Automóvel (FIA) para lançar uma campanha mundial que visa reduzir os números negros da sinistralidade rodoviária. Uma campanha que em Portugal tem o selo do Automóvel Club de Portugal. 

O primeiro ato público desta iniciativa global foi hoje, em Paris, com o presidente da FIA, Jean Todt, a apresentar a primeira campanha mundial feita com outdoors, em colaboração direta com a empresa JCDecaux . A ideia é apelar à Segurança Rodoviária através de mensagens simples, de forma reduzir drasticamente as 3.500 mortes diárias. A campanha vai estar em 70 países, sendo traduzida para 30 línguas, até ao final de 2017. Prevê-se que na fase inicial a campanha seja vista por mil milhões de pessoas. 

Para Portugal, a FIA seleccionou os embaixadores Rafael Nadal (tenista), Filipe Massa (piloto F1), Marc Márquez (piloto MotoGP) e  Antoine Griezmann (futebolista). Nadal apela à verificação do estado dos pneus das viaturas; Massa recomenda que se olhe sempre antes de atravessar a estrada; Márquez ao uso do capacete e, finalmente, Griezmann recomenda pausas nas viagens para evitar a fadiga. 

Estes protagonistas não vão estar só, pois juntam-se-lhes figuras ligadas sobretudo ao desporto (Yohan Blake - atletismo, Haile Gebrselassie - atletismo, Vanessa Low - atletismo paralímpico, Wayde van Niekerk - atletismo, Fernando Alonso - automobilismo, e Nico Rosberg -automobilismo), mas também música (Pharrel Williams) e cinema (Michelle Yeoh). 

Além dos apelos a mais segurança rodoviária, todos são convidados a assinar um manifesto com 10 pontos em que se pede aos respetivos governos que adotem este tema como uma das suas maiores prioridades de forma a produzirem legislação que conduza a uma efetiva redução dos fatores de risco da sinistralidade rodoviária. 

A petição #3500LIVES pode ser subscrita aqui






10/03/2017

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