Escolher um carro elétrico

Tenha em conta as vantagens e as desvantagens

A compra de um veículo elétrico

A evolução tecnológica verificada nos últimos anos em relação à autonomia e preço das baterias, a melhor eficiência dos tempos de carga, maior potência, levam à consideração de compra de veículos 100% elétricos ou híbridos plug-in, como alternativa a um veículo novo a combustão.

Vantagens

A grande vantagem ambiental é uma das suas principais características, com emissões nulas de CO2, o que permite a mobilidade nos centros das cidades cada vez mais restritos, por toda a Europa, a viaturas a combustão.

O custo de utilização do veículo elétrico é também muito menor, quer em termos de custo por quilómetro - cerca de um terço ou menos quando comparado com um veículo a combustão - quer em termos de custos de manutenção, uma vez que não necessitam de mudanças de óleo regulares.

As viaturas elétricas são de grande vantagem na condução urbana, sem necessidade de embraiagem e com uma transmissão que utiliza as travagens frequentes para regenerar a energia de travagem e o carregamento das baterias.

Os veículos elétricos mantêm, por enquanto, um conjunto de benefícios fiscais para particulares e empresas, bem como o apoio à aquisição e a não tributação autónoma nas despesas de carros elétricos.

Algumas autarquias permitem o estacionamento gratuito ou a preço reduzido.

Desvantagens

A autonomia é apontada sempre como a principal desvantagem, mas tem vindo a ser aumentada pelo desenvolvimento tecnológico apresentado pelas marcas. No entanto, as baterias ainda não permitem uma autonomia equivalente à dos automóveis movidos a combustíveis fósseis.

O carregamento das baterias é também um senão devido à menor oferta de postos de carregamento de carros elétricos, sobretudo se morar no interior do país. O tempo de carga é também muito mais elevado do que o tempo necessário para abastecer um depósito de combustível.

O tempo de vida útil de uma bateria para veículos elétricos não é muito elevado, havendo a necessidade de proceder à sua troca. Certas marcas permitem o aluguer, havendo um custo regular a ser pago à marca.

O preço é também um fator diferenciador. O investimento inicial para a aquisição de um veículo elétrico permanece mais elevado, embora o desenvolvimento tecnológico e a produção em escala permita uma redução cada vez mais rápida do hiato de preço.

Assistência

A Assistência em Viagem ACP lançou o primeiro serviço de assistência a veículos elétricos em Portugal. Com este serviço, proporcionado por duas novas carrinhas de desempanagem móvel a operar em Lisboa, passa a ser possível os sócios carregarem a sua viatura elétrica em 30 minutos. Esta intervenção especializada possibilita a deslocação da viatura até ao posto de carregamento mais próximo.

Este serviço destina-se apenas a veículos elétricos, não sendo possível prestar assistência a veículos híbridos ou plug-in, por possuirem um motor de combustão acoplado.