Onde encontrar um usado

É fácil quando se sabe. Nós ajudamos.

Compra a Particular versus Stand

Cada uma das opções tem as suas vantagens e desvantagens.

Ao comprar a um particular, tem a possibilidade de conhecer o dono do carro e de ele lhe dar todas as informações sobre o historial da viatura e conhecer o motivo da venda do carro. Mas certo é que pelo rosto do proprietário, não saberá se o veículo foi estimado ou não, ou se o motivo da venda for o descontentamento da viatura, certamente ele não o dirá.

Na transacção directa, tanto o vendedor como o comprador adquirem vantagem, visto que pela anulação da margem do intermediário, o vendedor consegue obter um melhor valor, o comprador também beneficia na generalidade de uma aquisição mais vantajosa no preço. Contudo, por lei o vendedor particular não é obrigado a dar qualquer garantia na viatura vendida, e qualquer problema que se encontre na viatura depois da transacção não pode ser imputada ao vendedor.

Ao adquirir a viatura num stand pode ter um custo ligeiramente mais elevado mas tem um outro conjunto de vantagens que não são de descurar, tal como facilitar em todo o processo de venda, arranjar financiamento e caso tenho um outro usado para troca, ficar com o mesmo e garantir-lhe uma verba para a compra do carro “novo”. Os profissionais de comércio automóvel também são obrigados a fornecer uma garantia na venda do carro usado, de dois anos, mas podendo ser reduzida até 1 ano se de acordo entre ambas as partes.

Onde procurar um Carro Usado

Para encontrar um usado os recursos podem ser vários, mas muitos acabam por se repetir. A tarefa mais morosa e desgastante na aquisição de um carro usado é sem dúvida a pesquisa e a selecção dos negócios interessantes.

Pode percorrer vários stands ou recorrer a jornais e revistas onde comerciantes e particulares anunciam as ofertas que têm. A segunda opção é certamente mais fácil, económico e cómodo. Seja um jornal ou revista especializada ou um jornal diário generalista, seleccionados os anúncios que suscitam interesse, basta contactar os vendedores, saber se o veículo está disponível, e combinar o local da visita.

A internet é um meio por excelência extremamente vasto de baixo custo e extremamente facilitador. Mas no universo Web, nem sempre é fácil conseguir encontrar os carros que nos interessam, uma vez que a oferta é enorme mas nem sempre bem estruturada e algumas vezes desactualizada, onde proliferam anúncios de carros que já foram transaccionados.

Seja qual a forma de procurar um carro que opte, uma prévia análise e definição do que procurar e consequentemente do que comprar.

Pesquisar usado NO ACP 

Alguns parâmetros que deve ter em atenção

  1. Orçamento disponível – Colocar um intervalo razoável do que pretende gastar, deixando alguma margem para não descurar boas hipóteses. Pode igualmente apenas colocar um tecto máximo, mas assim poderá perder muito tempo com ofertas que não interessam.

  2. Tipo de carro pretendido – Não se esqueça sempre de procurar um carro que satisfaça as suas necessidades diárias, independentemente de que o carro dos nossos sonhos seja de um outro género qualquer.

  3. Idade do carro – Ao limitar este parâmetro, não perderá tempo com carros ou por serem muito antigos ou muito recentes, não interessam que contem na nossa lista.

  4. Características do carro – Se tem uma ideia concreta, pode limitar a procura ao definir de imediato qual a marca, modelo, cilindrada ou potência que pretende.

  5. Localização da viatura – Se não se pretende deslocar para visualizar uma viatura, é melhor que encontre viaturas próximo da sua área de residência, uma vez que é raro serem os vendedores a deslocarem a viatura quando não há a perspectiva realista de efectivação do negócio.

  6. Verifique os contactos do vendedor – Antes de se deslocar a um stand ou a um vendedor, contacte-o por telefone ou via e-mail, de forma a verificar a disponibilidade da viatura, e a informar-se das características concretas da viatura pretendida. Assim, não despenderá tempo em verificar um carro que não tem as características pretendidas.