Na saúde, o essencial é escolher bem

Cartão, seguro ou plano de saúde? Tudo o que interessa saber.

Porquê um seguro de saúde? E como escolher entre tantos?

Os seguros de saúde facilitam soluções na eventualidade de uma doença. O Sistema Nacional de Saúde compreende respostas para todas as situações, mas a rapidez e as condições de prestação de cuidados nem sempre são ideais; daí que a procura de seguros de saúde continue a aumentar. No entanto, as soluções de mercado são tantas que as dúvidas disparam. Como distinguir? Como comparar? Como escolher?

Para saber se um seguro de saúde é indicado para si, faça as contas e verifique o número de consultas e de tratamentos do ano anterior, comparando o que gastou anualmente com o preço total a pagar pelo seguro de saúde.

Subscrever um seguro de saúde dependerá sempre de pessoa para pessoa. A idade determina em grande medida a sua compensação, bem como a realidade familiar (filhos, ascendentes seniores, etc.).

O ideal é analisar as necessidades e concluir qual a solução mais indicada.

Acima de tudo, decida bem informado.

Critérios e cuidados ao escolher um plano de saúde

Há cada vez mais propostas provenientes dos mais variados contextos e empresas. Por isso, antes de escolher um plano de saúde, tenha em conta alguns critérios essenciais:

  • Escolha de acordo com o seu perfil: analise a oferta, o seu orçamento, se tem filhos, se é mulher (gravidez) e a idade.
  • Compare soluções de diferentes entidades.
  • Verifique a rede de prestadores de saúde (médicos, clínicas e hospitais) e se aqueles que pretende estão abrangidos.
  • Verifique as coberturas e as exclusões (nos seguros de acidente e doença, é de capital importância).
  • Num seguro, informe-se sobre preços (chamados prémios) e sobre a evolução de preços consoante a idade.
  • Nos cartões de saúde, além de ver e comparar a rede de prestadores, veja os preços tabelados das consultas e restantes atos médicos. 
  • Nas propostas online, tenha especial atenção com as que pedem informação pessoal e de contacto antes de revelar detalhes dos planos ou seguros de saúde (coberturas, redes de médicos e hospitais, preços de atos médicos) e dê preferência às que têm um telefone de contacto.
  • Consulte as condições e peça informação por email ou, se preferir, recorra a um mediador credível.

Diferença entre cartões de saúde, seguros de saúde e planos de saúde

Os cartões para consultas e exames (cartão ACP Saúde Prime ou cartão ACP Saúde Prime Oral ou o cartão ACP Saúde Prime Total que junta os dois anteriores) são cartões de desconto direto em médicos especialistas, hospitais e clínicas. Ou seja, não têm qualquer desembolso ou franquia – paga apenas o preço já reduzido, conforme o ato médico em causa. Permitem também formas de pagamento mais flexíveis, por exemplo, mensais.

Os seguros de saúde possuem um enquadramento legal diferente, permitem coberturas de maiores valores em caso de acidente, doença ou outra necessidade de saúde, mas obrigam a um prémio geralmente anual ou semestral e por vezes têm franquia (um montante base a cargo do subscritor, acima do qual começa a efetiva cobertura do seguro).

Os planos de saúde são uma solução focada nas necessidades  pessoais, com opções modulares de mais ou menos coberturas, consoante a realidade e o orçamento de cada pessoa. Por vezes, como no caso dos Planos ACP Saúde Sempre, são uma combinação de diferentes soluções: parcerias (para os serviços de saúde em casa), cartões de saúde para consultas, exames e saúde oral e ainda seguros de saúde (acidente e doença) para responder a cirurgias ou internamentos necessários.

O plano de saúde certo para si

Num mercado cada vez maior e mais dinâmico, com análise comparativa ou com um parceiro credível, será possível contratar planos de saúde personalizáveis e abrangentes, adaptados à sua realidade e à medida das suas necessidades individuais.

Antes de decidir qual o tipo de sistema mais adequado para o seu caso, avance para dados mais concretos e faça uma simulação.

scroll up