Vacinação - obrigatória e recomendada

Tudo vale a pena para evitar a doença.

Vacine o seu cão ou gato

Para o bem da saúde deles e de toda a família!

Quando nascem, os cachorros e os gatos dependem inteiramente dos anticorpos que lhes são fornecidos pelo leite materno, que os protegem contra agentes transmissores de doenças. À medida que vão crescendo, o leite materno deixa de ser suficiente para os proteger, pelo que se torna fundamental vacina-los, evitando assim que possam vir a apanhar determinadas doenças.

O calendário de vacinação do cão e do gato, deverá ser rigorosamente respeitado, não só pela saúde do animal, como também pela saúde de quem com ele convive.

Informação geral sobre vacinação:

Existem vacinas, que embora não sejam obrigatórias, protegem contra algumas das principais doenças infeciosas do seu cão e do seu gato algumas das quais transmissíveis ao Homem (Leptospirose) e para as quais a prevenção é efetuada recorrendo à vacinação e aos reforços anuais, fundamentais para manter a proteção do animal.

Cão

Vacinas mais importantes: PARVOVIROSE, ESGANA, LEPTOSPIROSE, HEPATITE, TOSSE DO CANIL, RAIVA E LEISHMANIOSE E BABESIA (PIROPLASMOSE - FEBRE DA CARRAÇA)

O esquema de vacinação dependerá da idade que o cão tem na altura em que deu a primeira vacina. Esta, poderá ser administrada a partir das 6 semanas.

Em Portugal a vacinação contra a raiva é obrigatória. Esta doença é provocada por um vírus que pode afetar animais domésticos e selvagens, assim como o Homem.

Gato

Vacinas mais importantes: complexo respiratório felino, panleucopenia felina e leucemia viral felina.

O gato pode iniciar a vacinação a partir das 8 semanas.

Links úteis:

Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) - www.dgv.min-agricultura.pt

Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) - Ordem dos Médicos Veterinários (OMV)