Sugestões de passeios

Para se divertir em família.

Não há nada melhor do que poder gozar os tempos livres em família. Tal como as crianças, é importante que deixe o seu cão correr, brincar e fazer novos amigos. São hábitos que o tornam mais sociável e saudável.

Descubra as sugestões para passear com o seu pet nas cidades de Lisboa e do Porto

>
  • Jardim Botânico - Lisboa

    Com uma area de 3.5 hectares, é o mais antigo jardim de Portugal. Mandado plantar pelo Marquês de Pombal em 1768 com a designação de Real Jardim Botânico da Ajuda, com a vocação de museu e viveiro de espécies botânicas oriundas das mais diversas partes do mundo. As plantas estão organizadas por áreas fitogeográficas, com base na história da sua introdução em Portugal, bem como da sua ligação aos Descobrimentos Portugueses.

    Jardim Botânico


    Sabia que?

    O Jardim dos Aromas, especialmente destinado a cegos, tem tabuletas em braille e plantas expostas em alegretes levantados, permitindo cheirá-las e tocá-las?

    - Localização: Lisboa - Calçada da Ajuda
    Coordenadas GPS: 38° 42' 22.46'' N /9° 12' 3.41'' W
    Horário: abril: 9h-19h/maio a setembro: 9h-20h/outubro a março: 9h-18h
    Encerra: 25 de dezembro e 1 de janeiro

  • Jardim da Estrela - Lisboa

    Construído no séc. XIX (1842), por iniciativa de Bernardo da Costa Cabral (Marquês de Tomar), tem uma area de 4.5 hectares. Inspirado nos parque ingleses, com grandes relvados, lagos, arbustos e arvoredos, é o local ideal para tomar um café numa esplanada e contemplar uma das muitas esculturas espalhadas pelos jardins, ao som das crianças que brincam no parque infantil ou de uma banda que se aventure a tocar no coreto.


    Sabia que?

    Em meados de 1870, Paiva Raposo ofereceu à Câmara Municipal de Lisboa um leão vindo de África e que a Câmara decidiu colocar numa jaula no Jardim da Estrela. O leão ficou conhecido como "O Leão da Estrela", nome que deu origem ao conhecido filme português.

    - Localização: Lisboa, junto à Basílica da Estrela 
    - Coordenadas GPS: 38° 42' 52.69'' N / 9° 9' 32.63'' W
    - Horário: 7h-24h. Entrada gratuita

  • Jardim Teófilo Braga ou Jardim da Parada - Lisboa

    Foi designado originalmente Jardim da Parada, porque aí se realizavam as paradas do quartel. Atualmente, transformado em jardim de bairro, possui equipamento adequado ao seu estatuto: um parque infantil, um coreto, um quiosque com esplanada e instalações sanitárias.

    Jardim da Parada


    Sabia que?

    O jardim dispõe de um património vegetal com quatro árvores classificadas.

    - Localização: Lisboa, Campo de Ourique (Rua da Infantaria)
    - Coordenadas GPS: 38° 43' 4.63'' N / 9° 9' 54.72'' W
    - Horário: 24H. Entrada gratuita

  • Jardim do Campo Grande - Lisboa

    Foi passeio poúblico no séc. XVI, altura em que era conhecido como Campo de Alvalade. As primeiras corridas de cavalos realizaram-se neste jardim, no início do sec. XIX. Muito próximo do jardim existe ainda um hipódromo - Sociedade Hipica Portuguesa, também conhecido por Jockey onde se realizam concursos hípicos de grande prestígio. No séc. XX, o Arq.º Keil do Amaral remodelou e ampliou o jardim e introduziu novos equipamentos. Local ideal para passeios com toda a família, com um parque infantil, lago onde pode aproveitar para fazer um passeio de barco, elementos decorativos alusivos à Matemática (4 bancos matemáticos) e 9 campos de Padel.

    Jardim do Campo Grande


    Sabia que?

    O Jardim do Campo Grande tem o primeiro recinto de Recreio Canino construido na cidade de Lisboa, com um espaço vedado com vários obstáculos, onde os cães podem correr e brincar soltos e em segurança.

    - Localização: Campo Grande, em Lisboa
    - Coordenadas GPS : 38° 45' 13.79'' N/ 9° 9' 5.65'' W
    - Horário: 24h. Entrada livre

  • Dog Park de S. Pedro do Estoril - Lisboa

    O “Dog Park" é constituído por um espaço verde com várias áreas envolventes: um espaço reservado à prática de atividades com cães dedicada ao passeio e socialização de cães em segurança, sem trela e num ambiente controlado, um relvado polivalente, percursos pedonais, zonas de estar e várias facilidades.

    Dog Park Estoril


    - Localização: Praceta Abel Fontoura - Estoril

    - Coordenadas GPS: 38° 45' 13.79'' N/ 9° 9' 5.65'' W

  • Parque Silva Porto - Lisboa

    O Parque Silva Porto, mais conhecido por Mata de Benfica, situa-se em pleno Bairro de Santa Cruz. Com um enorme espaço verde, é visível a grande variedade de espécies arbóreas, tendo sido mandado plantar no séc. XIX por ordem de João Carlos Ulrich, com o objetivo de embelezar o seu Palácio da Feiteira. Em 1911 a parcela arborizada foi comprada por um particular que a doou à Câmara Municipal de Lisboa, com a condição de a passar a logradouro público, de acesso livre a todos os cidadãos. Tem parque infantil, parque de merendas, lago, passeios pedonais muito agradáveis, onde pode ainda apreciar o busto em pedra do pintor António Ferreira da Silva, que deu o nome ao parque.

    Parque Silva Porto


    Sabia que?

    O Pintor  António Francisco Ferreira da Silva adoptou o nome da cidade Angolana onde nasceu - Silva Porto.

    - Localização: Mata de Benfica - Lisboa
    - Coordenadas GPS : 38° 44' 54.05'' N/ 9° 12' 16.71'' W
    - Horário: abril a setembro: 7h às 19h/outubro a março: 8h às 18h

  • Jardim Botânico - Porto

    Com mais de 4 hectares, o Jardim Botânico apresenta espaços muito diversificados, dominados pela elegância da Casa Andresen, cujo nome evoca importantes vultos da literatura portuguesa do século XX: Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.

    O Jardim Botânico do Porto assume importância pela sua vertente botânica, possuindo um conjunto significativo de espécies raras e de vasta dimensão, nomeadamente espécies exóticas. É ainda representativo das quintas de recreio do Porto oitocentista e é também um espaço literário: um lugar de referência na vida e na obra dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.

    Jardim Botânico do Porto


    Sabia que? 

    Os antigos proprietários, Joana e João Andresen, eram avós de Sophia de Mello Breyner e Ruben A.

    Visitas guiadas individuais, gratuitas ao fim-de-semana:

    Programa de visitas guiadas para o público invidual aos espaços mais emblemáticos do Jardim Botânico, enquadrando aspectos históricos, botânicos e literários do mais belo espaço universitário do Porto. Face à riqueza deste jardim pretende-se também sensibilizar para a importância da conservação da biodiversidade.

    Visitas guiadas para grupos:

    A Universidade do Porto mantém um programa de visitas guiadas pagas – para grupos escolares ou outros grupos organizados – enquadrando os aspectos históricos, botânicos e literários do mais belo espaço universitário do Porto. A inscrição nas visitas é realizada através aqui.

    Contactos:
    Rua do Campo Alegre, 1191
    4150-181 Porto, Portugal

    Contacto geral (Casa Andresen): 220 408 727
    Marcação de visitas guiadas: 933 086 492

    Horário: 
    Dias úteis, das 9h às 18h e aos fins de semana, das 10h às 18h. Encerra a 24 e 25 de dezembro e 1 de janeiro

    Entrada livre.

  • Jardim de São Lázaro - Porto

    O Jardim de São Lázaro é o mais antigo jardim do Porto. Foi mandado construir pelo rei D. Pedro IV em 1833, que o dedicou às mulheres do Porto. Também conhecido como Jardim Marques de Oliveira, é um espaço de fisionomia romântica pejado de fontes e estátuas, frondosas árvores e canteiros, além de um pequeno coreto. Destaque especial para o antigo lavatório da sacristia do extinto Convento de São Domingos, em mármore.

    O jardim é o único da cidade que ainda está envolvido por um gradeamento. Próximo da Biblioteca Municipal do Porto e da Faculdade de Belas Artes, é muito frequentado por estudantes. É comum encontrarem-se pessoas a desenhar nos vários recantos do jardim. Atualmente, continua com a conotação de local romântico.

    Jardim de São Lázaro

    Sabia que?

    Foi neste jardim que Camilo Castelo Branco recebeu das mãos de D. Pedro II do Brasil, a Comenda da Ordem da Rosa

    - Contacto: Passeio de São Lázaro, 4000-507 Porto. Tel: 22 339 3472
    - Horário: outubro a março, das 9h às 19h / abril a setembro, das 9h às 20h.
    - Entrada gratuita

  • Jardins do Palácio de Cristal - Porto

    Situados numa pequena falésia sobranceira ao Rio Douro, muito perto do centro histórico do Porto, estes jardins oferecem um escape de final de tarde tranquilo e calmo. O lago com uma pequena ilha e cascata, a Concha Acústica (um palco em forma de concha) e a Biblioteca Almeida Garrett, fazem as delícias de quem por lá passa.

    O palácio (entretanto demolido) tinha como modelo o Palácio de Cristal de Londres. A versão de aço e vidro portuguesa foi substituída nos anos cinquenta para dar lugar ao que é hoje o Pavilhão Rosa Mota onde acontecem concertos, feiras e eventos desportivos. As vistas do miradouro fazem com que este seja um sítio de paragem obrigatória no Porto.

    Jardins do Palácio de Cristl


    Sabia que?

    O Palácio de Cristal, entretanto demolido, tinha como modelo o Palácio de Cristal de Londres.

    - Localização:Rua D. Manuel II, Porto
    - Horário:1 de abril a 30 setembro, das 8h às 21h / 1 de outubro a 31 março, das 8h às 19h.
    - Estacionamento: subterrâneo disponível debaixo do jardim

  • Quinta do Cotovelo - Porto

    Situado numa zona residencial antiga, na área norte da cidade do Porto este parque (uma antiga quinta)  possui  um parque infantil, uma esplanada, um relvado para jogos e um Centro de Educação Ambiental.

    Local amplo, com muitas árvores, bom para passear e relaxar, muito utilizado para a prática desportiva e para usufruto dos mais novos, devido ao parque infantil. O Parque do Covelo dispõe de mesas e bancos, onde também pode fazer um piquenique.

    Quinta do Cotovelo


    - Localização
    : Rua de Faria Guimarães/Rua do Bolama
    - Horário: De 1 de outubro a 31 de março: das 8h às 19h/De 1 de abril a 30 de setembro: das 8h às 20h.