Dicas para campistas

Ideias e sugestões sempre úteis

Está a pensar em acampar? Aqui ficam os nossos conselhos.

Acampar é uma excelente opção para quem pretende fugir à rotina. No entanto, umas férias deste género devem ser devidamente planeadas, para que todos os momentos sejam boas recordações.

O destino

A escolha do local pode tornar-se mais complicada devido ao elevado número de hipóteses. No entanto, quer escolha a praia, o campo ou mesmo a cidade, é possível encontrar o parque de campismo mais adequado às suas necessidades.

A lista

O que deverá levar para evitar que o essencial não seja esquecido é muito importante:

O local

Procure uma sombra que tenha em conta o movimento do sol. Verifique a proximidade às áreas comuns (balneários, lavatórios, bares, cafés, piscina, supermercados, etc.), a distância até às caixas de eletricidade, o tipo e a qualidade do solo, bem como a localização dos candeeiros de iluminação.

A tenda

Na escolha da tenda deverá ter em atenção a sua dimensão, para quantas pessoas? Peça para ver a tenda montada e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas, para quando estiver no terreno ser muito mais fácil. Se quiser, pode optar por uma tenda de montagem rápida. Escolhido o local, Comece por limpá-lo, limpe todas as pedras e paus. Evite montar a tenda à noite e nas horas de maior calor (entre as 11 e as 16 horas).

O cão

Uma companhia sempre pronta para o acompanhar. Veja se ele também está preparado e verifique o seu grau de convivência e obediência, para o bem-estar de todos.

Segurança

Previna-se contra acidentes. O local da tenda é importante: terrenos o mais planos possível, longe de árvores que possam quebrar e a uma distância prudente do mar ou de rios.

Evite fogueiras e tenha sempre consigo uma mala de primeiros socorros com o essencial.

Se não conhece a zona onde vai acampar, mantenha-se junto ao seu grupo e evite andar sozinho. Se o fizer, lembre-se de levar métodos para orientação. Deve consultar a previsão meteorológica para os dias em que pretende acampar.

Natureza

Quando sair do parque, não deixe rasto da sua passagem. Que o sítio onde acampou fique exatamente como estava antes de lá chegar, sem vestígios e sem lixo.

E se alguma coisa faltar? Improvisar também faz parte do espírito do campismo. Ponha a imaginação a funcionar e tente encontrar a solução sem desesperar. Como diz o ditado popular: “a prática leva à perfeição”!

Links úteis: