Nasser Al-Attiyah e Joan Barreda os primeiros líderes

|AUTOCLUBE

Numa etapa pequena, a Toyota de Al-Attiyah e a Honda de Barreda já marcaram a diferença. Paulo Gonçalves foi 11º nas motos.

Nasser 1

O piloto do Qatar levou a Toyota Hilux à vitória na 1ª etapa, conseguindo 1m59 de vantagem para Carlos Sainz em Mini Buggy, apesar do sector cronometrado contar apenas com 84 km. Com partida de Lima e uma ligação de 247 km, a especial arrancou com atraso para os automóveis, com Al-Attiyah a marcar a diferença perante uma forte concorrência que terá certamente oportunidade de resposta ao longo da prova, que este ano se disputa exclusivamente no Peru. À chegada a Pisco, o polaco Jakub Przygonsky também em Mini fechava o pódio deste primeiro dia, a apenas 1 segundo de Sainz.

A batalha entre a Toyota e a Mini já se começou a desenhar, com Vladimir Vasilyev em Hilux a ser o 4º mais rápido, à frente do Mini de Yazeed Al Rajhi e de outra Toyota de Giniel De Villiers. O Mini de Stephane Peterhansel viria a ser o 7º classificado do dia, com a Toyota de Ten Brinke a ocupar o 8º lugar. O melhor Peugeot em prova foi o de Harry Hunt, que colocou o 3008 DKR na 9ª posição, deixando o Mini de Cyril Després a fechar o lote dos dez primeiros classificados. Sébastien Loeb alcançou o 13º lugar já a 6m07 do vencedor. O português Filipe Palmeiro, navegador do chileno Boris Garafulic em Mini conquistou o 16º lugar na etapa inaugural.

Nas motos, a Honda de Joan Barreda também conseguiu considerável vantagem, vencendo com 1m34 de diferença para a Husqvarna de Pablo Quintanilha e 2m52 para Ricky Brabec em Honda. Os 9 portugueses terminaram a etapa, com Paulo Gonçalves em Honda a conquistar um excelente 11º lugar no dia de hoje. Joaquim Rodrigues foi o 23º classificado, Mário Patrão alcançou o 36º lugar, enquanto António Maio foi o 40º classificado à frente de Sebastian Buhler. David Megre alcança o 44º lugar, Fausto Mota foi 62º e Miguel Caetano o 98º classificado, enquanto Hugo Lopes, com uma etapa problemática, terminou no 135º e último lugar.

Ainda com concorrentes a chegarem a Pisco, de assinalar o 11º lugar conquistado pelo português Miguel Jordão, acompanhado pelo brasileiro Lourival Roldan na categoria SxS, a 13ª posição de Ricardo Porém e Jorge Monteiro, ambos em Can-Am, e o 26º lugar de Pedro Mello Breyner que faz equipa com o peruano Javier Uribe em Yamaha, numa categoria onde o brasileiro Reinaldo Varela foi o mais rápido.

scroll up