ACP-BP

Pub

Beach Buggy está de parabéns

| Revista ACP

O icónico carro de praia foi criado por um surfista que também construía barcos para cruzar as dunas das praias na Califórnia.

Buggy-840

Criado por Bruce Meyers em 1964, o buggy original é ainda hoje um clássico de praia muito apreciado. E oportunidades não lhe faltam para recordar ao mundo o seu estatuto de ícone, como aconteceu na última edição do Goodwood Revival onde se realizou um desfile com 80 exemplares criados pela empresa fundada por Meyers.

Surfista e construtor de barcos, Bruce Meyers teve no início da década de 60 a ideia de construir um buggy de praia mais leve do que os off-roaders caseiros que cruzavam as dunas e praias da Califórnia “feitos de velhos Fords, Chevys ou Dodges” como o próprio recordou numa entrevista em 2019.

Utilizando o seu conhecimento na construção de barcos, Meyers inspirou-se no Volkswagen Beetle (com chassi encurtado) para conceber o seu veículo que originalmente batizou de “Old Red” e ainda hoje revela um design único e com significado. “O topo dos para-lamas dianteiros tinham que ser planos para pousar algumas cervejas e a zona lateral mais elevada para conter a lama e a areia. Além de ter que ser compatível com a mecânica do Beetle inspirei-me tanto quanto pude no Mickey Mouse para esta criação”, afirmou Meyers numa entrevista em 2012, reforçando, ainda, “que os buggies têm uma mensagem: diversão. São divertidos de conduzir e devem permanecer assim”.

Um conflito judicial travado com a maior empresa de peças de reposição da Volkswagen nos EUA - que também começou a construir a sua própria versão do buggy - não deu em nada e foi arquivado, levando Meyers a fechar portas em 1971 depois de ter fabricado e vendido 6.000 unidades do icónico veículo de praia. Um número ainda assim insignificante quando comparado com os cerca de 300.000 buggies concebidos outros fabricantes imitadores.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Mas Bruce Meyers não baixou os braços e em 2000 fundou a Meyers Manx, Inc., destinada ao fabrico de kits de continuação para o buggy original e ainda expandiu a sua gama com a construção do Manxter 2+2, um buggy de quatro lugares baseado no chassis de um Volkswagen Beetle de comprimento normal. O legado de Meyers permanece vivo com a empresa que fundou a voltar a trazer à ribalta, em 2023, o buggie original mas em versão totalmente elétrica: o Meyers Manz 2.0.

scroll up