Estudo Segurança Rodoviária 2008-2018

18 COMO (4 de 6) Avaliação da evolução da sinistralidade 2010-2017, ponto de situação sobre 2018, projeções para 2020 e suas consequências Não sendo ainda conhecido o primeiro relatório anual do Conselho Científico de Monitorização, não é possível avaliar o grau de cumprimento e desempenho do Plano de Ação do PENSE 2020, pelo que apenas podemos avaliar o desempenho dos indicadores de evolução da sinistralidade Descrição ➢ Definição, a partir das metas do PENSE 2020, de objetivos de diminuição de sinistralidade setoriais (grupos, fatores e situações de risco) que permitem uma monitorização mais objetiva da evolução e dos desvios verificados, possibilitando uma melhor, mais adequada e, por isso, mais eficiente intervenção corretiva, considerando que as metas foram originalmente definidas a partir da soma daquelas realidades setoriais e não de um exercício teórico desvinculado dessa realidade 1 ; ➢ Determinação de tendências e projeções face às metas definidas, totais e setoriais, para avaliar os desvios verificados, atuais e previsíveis, e antecipar as referidas intervenções; ➢ Utilização de “semáforos” nos gráficos para qualificar a situação atual, e de previsões quantificadas para os desvios que irão acontecer no final de 2020, caso não sejam tomadas medidas de curto prazo, adequadas à urgência dos problemas diagnosticados. 1 No caso dos Feridos Graves foi utilizado, por indisponibilidade de dados, a definição atual e não a prevista no PENSE 2020. 20 OBSERVATÓRIO ACP OBSERVATÓRIO ACP

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