Estudo Condutor Português
15 O tipo de veículo mais comum é o automóvel ligeiro (quase 70%), seguindo-se os mo- novolumes e os SUV (cerca de 14%), não chegando os comerciais ligeiros aos 3%. Registe-se, no entanto, o facto da percentagem de motos e ciclomotores ser já significati- va: 8%. Ao nível do combustível utilizado a maioria dos automóveis são a gasóleo (58%), mas os híbridos e elétricos já são referidos (2%). De notar que o número de quilómetros percorridos anualmente é mais elevado para os automóveis a gasóleo (12 mil km) que para os que usam qualquer outro tipo de combustível: 6,5 mil para os a gasolina; híbridos ou GPL na ordem dos 11 mil km e os elétricos com cerca de 9 mil km. Outro aspeto a referir é o de que os quilómetros percorridos anualmente por cada au- tomóvel do agregado familiar vai diminuindo em função do seu número: os agregados que só possuem um automóvel realizam em média cerca de 11 mil km por ano, enquanto os que possuem dois ou três automóveis o total de km percorridos dá uma média inferior a 10 mil km por ano e por veículo, o denota uma certa “especialização” na utilização de cada automóvel sempre que o agregado familiar possua mais que um: o primeiro é o mais utilizado quotidianamente e para as deslocações mais longas, enquanto que os outros são mais afetos a atividades específicas, como sejam levar as crianças à escola, fazer compras ou para o lazer. 22. Idade média das motos em agregados familiares com 1, 2, 3 e 4 ou mais motos: Nº de motos no agregado Idade média 1 9.11 2 7.99 3 9.33 4 ou mais 10.65 23. Idade média dos automóveis em agregados familiares com 1, 2, 3 e 4 ou mais automóveis: Nº de automóveis no agregado Idade média 1 8.24 2 8.61 3 9.52 4 ou mais 11.30
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