Estudo Mobilidade Elétrica em Portugal

Mobilidade Elétrica em Portugal Fevereiro 2025

Índice 2 FICHA TÉCNICA 3 SUMÁRIO EXECUTIVO 4 CARACTERIZAÇÃO PARQUE AUTOMÓVEL 11 COMPRA DO NOVO CARRO 18 SEM CARRO ELÉTRICO 23 COM CARRO ELÉTRICO 36 O CARREGAMENTO 48 RESULTADOS COMPARATIVOS 58 CARACTERIZAÇÃO 63

Ficha Técnica 3 METODOLOGIA OBJETIVOS Caraterizar o parque automóvel atual e perceber como poderá evoluir no futuro. Para os que não possuem veículo elétrico, conhecer as suas expetativas face aos mesmos. Para os que possuem veículo elétrico, conhecer o seu perfil de utilizador destes veículos. Identificar o interesse na nova App do ACP, de carregamentos e pagamentos de viaturas elétricas. A amostra telefónica recolhida é representativa da população portuguesa por género, idade por e região. Obteve-se uma amostra de 1200 indivíduos, dos quais 112 foram excluídos por não terem carta de condução (1088 amostra final da população) Obteve-se um reforço amostral de 466 condutores com veiculo elétricos, que foram analisados conjuntamente com os 38 resultantes da amostra aleatória. Assim; Amostra total de condutores : 1554 (erro± 2,54%) dos quais sem veículos elétricos: 1050 (erro± 3,09%) e com veículos elétricos: 504 (erro± 4,45%) Estudo quantitativo com recurso a 2 metodologias: População Geral: Entrevistas telefónicas, através do sistema CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing Reforço amostral de condutores que possuem veículos elétricos: Entrevistas online, através do sistema CAWI – Computer Assisted Web Interview. O universo em estudo contempla residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês. As entrevistas foram realizadas entre os dias 27 de janeiro e 9 de fevereiro de 2025. 1.554 ENTREVISTAS Erro amostral: ± 2,54%

SUMÁRIO EXECUTIVO

Penetração 5 9,3% Sem carta de condução 90,7% Com carta de condução População Base: 1088 Base: 112 Base: 1200 (amostra aleatória) 3,5% Com carro elétrico 96,5% Outros sistemas propulsão Base: 1050 Base: 38 A penetração dos veículos elétricos entre a população com carta de condução é de 3,5% ( margem erro de ± 3%) ↓ ↑ = Variações face a 2023 ↓1,5pp ↑1,5pp ↑1,3pp ↓1,3pp

Penetração 6 Penetração Maior penetração de veículos elétricos: mulheres, faixa etária entre 35 e 44 anos e os mais velhos (75 ou mais anos), das Ilhas e da classe social mais alta (A/B). Género Classe Social 98 95 2 5 Masculino Feminino 97 97 93 98 100 96 94 3 3 7 2 4 6 18-24 25-34 35-44 45-54 55-64 65-74 75 e + 93 97 99 100 7 3 1 Classe A/B Classe C1 Classe C2 Classe D 98 94 96 99 92 2 6 4 1 8 Norte Centro Lisboa Sul Ilhas Região Sem carro elétrico Com carro elétrico Base: 521 Base: 567 Base: 381 Base: 232 Base: 291 Base: 135 Base: 49 Base: 362 Base: 353 Base: 285 Base: 88 Base: 125 Base: 128 Base: 171 Base: 188 Base: 143 Base: 158 Base: 175 ↓1pp ↑3pp Idade ↑2pp ↑1pp = = ↓1pp ↑3pp ↑2pp ↑1pp ↑8pp Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base (amostra aleatória): 1088 inquiridos ↓ ↑ = Variações face a 2023

Sumário Executivo 7 CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE AUTOMÓVEL • Em Portugal, em média, existem 2 automóveis por agregado familiar. • Marcas francesas e alemãs no topo das preferências dos portugueses: Renault (10%), Peugeot (9%) e Mercedez-Benz (8%). • Aproximadamente 2 em cada 5 automóveis tem entre 14 e 5 anos(43%), verificando-se uma subida de 7pp de automóveis novos (22% com automóveis com 4 ou menos anos). • A maioria (62%) faz no máximo até 1000 km por mês (descida de 5pp face a 2023). • Veículos eletrificados ainda com pouco impacto no parque automóvel português (Diesel /Gasóleo + Gasolina 65%). • Cerca de 1 em cada 3 não pretende trocar/ comprar carro (34%) e 35% admite trocar de carro entre 1 a 5 anos (subida de 4pp face ao valor de 2023). A COMPRA DE UM NOVO CARRO • Mais de metade optaria por um automóvel com sistema de propulsão com componente elétrica (descida de 2pp de face a 2023). • 45% (descida de 10pp face a 2023) admite a possibilidade do próximo carro que comprar ser elétrico sobretudo pela preocupação com o ambiente e a economia. Para 51% (subida de 9pp) é pouco ou nada provável a compra de um carro elétrico, sendo o preço, a autonomia e a demora nos carregamentos os principais entraves. • A maioria (70%) considera pouco ou nada provável a compra de um carro elétrico usado, sendo o estado da bateria o principal entrave.

Sumário Executivo 8 SEM CARRO ELÉTRICO • A esmagadora maioria não possui carro elétrico (96,5%, descida de 1,3pp face a 2023). • Para 35% os carros elétricos têm uma autonomia entre 301 e 500km, mas para se sentiram confortáveis a autonomia deveria ser superior a 400km (51%) • Descida de 4pp face a 2023 entre os que dizem que a vida da bateria de um carro elétrico é inferior a 10 anos (45%). Apesar da baixa autonomia e da pouca durabilidade das baterias associadas aos carros elétricos estes são vistos com menores custos de manutenção que os carros de combustão (43%, subida de 3pp face a 2023). • Face a 2023, desce 6pp os que assumem dificuldade em encontrar locais para carregar automóveis elétricos (37%), assim como os que dizem ser difícil carregar automóveis elétricos em casa (35%). • Para metade (51%) é possível comprar um carro elétrico entre 20.000€ e 40.000€ mas, 49% aponta um teto máximo de 30.000€ para assumir a probabilidade de compra. • Na possibilidade de compra de um carro elétrico, quase metade optaria por uma marca tradicional (48%, subida de 2pp), enquanto 16% optavam por uma nova marca de carros elétricos (descida de 8pp). Tesla mantém-se como a marca de carros elétricos preferida (13%, descida de 8pp). • 1 em cada 3 já pesquisou online sobre carros elétricos (31%) e 1 em cada 10 já fez um test-drive e/ou visitou um stand para recolher informações. • Maioria assume que atualmente é mais barato circular com um veículo elétrico do que a combustão (57%, descida de 2pp). • Elétricos perdem popularidade: 59% admite não comprar (subida de 16pp face a 2023), enquanto que 30% admite comprar (descida de 17pp).

Sumário Executivo 9 COM CARRO ELÉTRICO • Apenas 3,5% dos inquiridos na amostra aleatória possui carro elétrico (subida de 1,3pp face a 2023). • BMW e Tesla (ambos com 11%) são as marcas no topo das preferências dos portugueses. Face a 2023 a Toyota é a marca que mais sobe (5pp). • Grande maioria tem os carros elétricos há menos de 5 anos (82%) e efetua, em média, mais de 400km por mês com o veículo elétrico (67%), faz viagens médias ou curtas (60% até 60km, subida de 7pp), sendo pouco frequentes as viagens superiores a 90km. • Maioria faz entre 1 e 3 carregamentos semanais (69%, subida de 4pp) e face a 2023 verifica-se um aumento nos gastos por carregamento em casa e no valor mensal: 29% gastam mais de 7€ por carregamento em casa (subida de 6pp) e 54% gastam mais 50€ por mês em carregamentos (subida de 12pp). • A bateria 2 em cada 5 automóveis elétricos tem capacidade entre 40KWh a 80KWh (39%) e dos carregadores internos entre 7KWh a 50KWh (42%). • Face a 2023 verifica-se uma tendência geral de descida dos veículos com autonomia até 300Km (12pp) e subida de veículos com maior autonomia (mais de 300km, subida de 10pp). Tendência de descida de veículos que demoram até 2 horas a carregar (8pp) e uma subida de veículos que demoram entre 2 e 4 horas a carregar (5pp).

Sumário Executivo 10 O CARREGAMENTO • A grande maioria carrega o veículo em casa (86%) com uma frequência semanal (49%). Quase metade (44%) utiliza os postos públicos pelo menos 1 vez por mês. A maioria não carrega o veiculo no trabalho. • Maior frequência de carregamento nos postos normais (PCN) e postos rápidos (PCR). Postos ultra rápidos (PCUR) são os menos utilizados. • Na escolha do local para carregar os seus veículos, os condutores optam em primeiro pelo Preço mais baixo (69%, menos 6pp face a 2023), localização (65%, menos 2pp face a 2023) e carregadores rápidos (+ potência) (59%, mais 5pp face a 2023). • A escolha do local é feita para 37% (subida de 4pp) dos condutores através da App, 29% optam pelos locais que já conhecem (subida de 6pp) e 16% utilizam o computador de bordo (descida de 2pp). • Encontrar um posto de carregamento disponível é para 27% uma tarefa difícil. Maior dificuldade em encontrar um posto de carregamento nas pequenas cidades e vilas (49%, descida de 6pp face a 2023) e nas áreas rurais (46%, descida de 3pp face a 2023). O Alentejo é a zona considerada mais difícil para encontrar postos de carregamento (28%, subida de 3pp). 16% afirmam nunca ter sentido dificuldades em nenhuma zona dos país. • O pagamento com o Cartão (36%, descida de 4pp) e com a APP (35%, subida de 7pp) do comercializador de mobilidade elétrica contratado são os métodos de pagamento mais utilizados. • O preço é o critério mais importante na escolha de um CEME (45% em TOM e 79% no total das referências) seguido do número de postos de carregamento (42%, descida de 4pp). Acordo com a empresa onde trabalha é o segundo mais referido em TOM (17%).

CARACTERIZAÇÃO PARQUE AUTOMÓVEL

Número de automóveis no agregado familiar Em média, existem 1,9 automóveis por agregado familiar (descida de 0,2p face a 2023). Em média, são os agregados dos homens, dos mais jovens (18-24 anos), das regiões Norte e Centro), com carro elétrico e das classes mais altas (A/B) que possuem mais viaturas. Caracterização Parque Automóvel 6 14 47 33 4 ou mais 3 2 1 Média = 1,9 + ↑3pp ↑1pp ↓2pp ↓2pp ↓0,2p Q1 – Em sua casa, quantos automóveis existem? (%) Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1554 inquiridos ↓ ↑ = Variações face a 2023 12

Marca do automóvel As marcas francesas Renault e Peugeot mantém as posições de liderança no mercado automóvel português. Destaque para a subida de 3pp nas referências à marca Mercedes-Benz face a 2023. Caracterização Parque Automóvel Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1554 inquiridos ↓ ↑ = Variações face a 2023 13 Q4 – De que marca é o automóvel que conduz com maior regularidade?(%) Renault Peugeot Toyota BMW Mercedez-Benz 10 9 8 7 7 11 10 5 6 8 2025 2023 ↓1pp ↓1pp ↑3pp ↑1pp ↓1pp

Ano do automóvel Aproximadamente 2 em cada 5 automóveis tâm entre 14 e 5 anos. Maior subida na posse de veículos novos, sendo mais alta entre os homens, a faixa etária entre os 25 e os 44 anos, da região de Lisboa, com carro elétrico e das classes sociais mais altas (A/B). Caracterização Parque Automóvel Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1554 inquiridos ↓ ↑ = Variações face a 2023 14 Q5 – De que ano é o automóvel que conduz com maior regularidade? (%) 22 43 26 9 2021-2023 2011-20202 2001-20102 Até 2000 Até 1990 Até 2000 2001-2010 2011-2020 2021-2025 35% ↓3pp ↓4pp = ↑7pp ↓4pp

Quilómetros mensais A maioria (62%) faz até 1000 km mensalmente (descida de 5pp face a 2023). Homens, idades entre os 35 e 54 anos, da região Sul e das classes sociais A/B são os que conduzem mais km mensalmente (mais de 1000 km) Caracterização Parque Automóvel Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1554 inquiridos ↓ ↑ = Variações face a 2023 15 10 5 7 16 35 27 Ns/Nr Mais de 3000 km Entre 2001 e 3000 km Entre 1001 e 2000 km Entre 201 e 1000 km Até 200 km ↓6pp ↑1pp ↑1pp ↑1pp ↑2pp ↑1pp Q9 – Quantos Km faz por mês com o automóvel que costuma conduzir com maior regularidade? (%)

Sistema de propulsão Veículos eletrificados ainda com impacto reduzido no mercado português. Homens, idades entre 25 e 54 anos, da região de Lisboa e das classes sociais mais altas (A/B) são os que mais possuem veículos Híbridos Plug-in e elétricos. Caracterização Parque Automóvel Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1554 inquiridos ↓ ↑ = Variações face a 2023 16 Diesel/Gasóleo Gasolina Hibrido Plug-in Elétrico Híbrido Gás/GPL 2023 42 24 15 17 1 1 2025 43 22 16 16 2 1 Var. 2025 - 2023 ↑1pp ↓2pp ↑1pp ↓1pp ↑1pp = Q10 – E qual é o(s) combustível(eis) que o seu carro utiliza? (%)

Compra/troca de automóvel 35% admite trocar de carro entre 1 a 5 anos, uma subida de 4pp face ao valor de 2023. Mantém-se a proporção dos que não vão trocar de carro, com destaque para as mulheres, mais velhos (65 ou mais anos), Sul e Ilhas, sem carro elétrico e das classes sociais mais baixas (C2 e D). Caracterização Parque Automóvel Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1554 inquiridos ↓ ↑ = Variações face a 2023 17 13 5 6 19 16 7 34 Ns/Nr Mais de 7 anos Entre 5 a 7 anos Entre 3 a 5 anos Entre 1 a 2 anos Este ano Não pretende voltar a comprar carro/trocar o carro que conduz 53 Admitem comprar/ trocar de carro ↓2pp ↑1pp ↑1pp ↑4pp = ↓3pp ↓4pp ↑1pp Q12 – Dentro de quanto tempo, admite voltar a comprar/trocar o carro que conduz com maior regularidade? (%)

A COMPRA DE UM NOVO CARRO

Sistema de propulsão preferencial Se hoje fosse comprar um carro, mais de metade optava por um sistema de propulsão com componente elétrica (descida de 2pp de face a 2023) Próximo Carro Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1554 inquiridos ↓ ↑ = Variações face a 2023 19 Q13 – Se hoje tivesse de comprar um carro, qual o sistema de propulsão que optava? (%) Elétrico Diesel/Gasóleo Híbrido Plug-in Gasolina Híbrido Gás / GPL Ns/Nr ? 2023 36 20 15 15 8 3 3 2025 27 23 19 14 11 2 4 Var. 2025 – 2023 ↓9pp ↑3pp ↑4pp ↓1pp ↑3pp ↓1pp ↑1pp

Outros Gosta/acha melhor Por questões de economia Hábito Preocupação ambiental/menos poluente Autonomia Outros Dois tipos de energia Gosta/acha melhor Por questões de economia Autonomia Por questões de economia Dois tipos combustível Por questões de economia Preocupação ambiental/menos poluente Outros Por questões de economia Outros Veículos baratos Automóveis mais robustos Veículos baratos Falta de postos de carregamento Prático Outros Prático Autonomia Gosta/acha melhor Veículos baratos Gasta menos Tempo de carregamento Preocupação ambiental/menos poluente Por questões de economia Veículos baratos Outros Gosta/acha melhor É o futuro/ inovação 28 27 8 6 4 27 18 10 8 7 7 50 17 14 12 12 10 35 11 9 7 7 6 60 25 10 9 8 7 41 32 16 10 6 6 30 ↓14pp = ↑2pp ↑3pp ↓1pp ↑7pp ↑18pp ↓1pp ↓5pp ↑5pp ↑2pp ↑20pp ↑6pp ↓9pp ↑4pp ↑5pp ↓4pp ↓2pp ↓8pp ↑9pp ↑2pp ↑7pp ↓3pp ↑6pp ↑10pp ↑3pp ↓2pp ↓2pp ↑5pp ↑5pp ↑4pp ↓19pp ↓2pp ↑6pp ↑6pp ↑11pp Próximo Carro Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1554 inquiridos ↓ ↑ = Variações face a 2023 20 Q14 – E porque motivo prefere esse sistema de propulsão? (%) Elétrico 27% Diesel /Gasóleo 23% Híbrido Plug-in 19% Gasolina 14% Híbrido 11% Gás / GPL 2% ↓9pp ↑3pp ↑4pp ↓1pp ↑3pp ↓1pp

Probabilidade do próximo carro que comprar ser elétrico Próximo Carro Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1554 inquiridos ↓ ↑ = Variações face a 2023 21 Q15 – Qual a probabilidade de o próximo automóvel que comprar ser elétrico? (%) Q16 – Quais são os motivos porque não considera provável que o seu próximo automóvel seja elétrico? (%) Q17 - Quais são os motivos porque considera provável que o seu próximo automóvel seja elétrico? (%) • Muito caro • Demora nos carregamentos • Pouca autonomia • Preço elevado das baterias • Falta de confiança • Poucos locais de carregamento • Falta de condições em casa • Outros motivos 37 20 20 13 12 10 7 19 • Menos poluente • Mais económico • Desenvolvimento tecnológico • Desvalorização carros combustão • Satisfação com o que tem • Irão existir restrições aos outros • Outro motivos 46 36 29 16 16 8 5 9 16 22 Não comprarei de certeza 1 É pouco provável que compre 2 Talvez compre 3 Comprarei de certeza 5 45% 51% Consideram provável que o próximo automóvel seja elétrico 20 É muito provável que compre 4 4 Ns/Nr Consideram improvável que o próximo automóvel seja elétrico Base: 702 29 Base: 790 ↓10pp ↑9pp ↓0,4p Razões que levariam a comprar Razões que não levariam a comprar Média = 2,5 (num máximo de 5)

Probabilidade de comprar um carro usado elétrico Próximo Carro Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1554 inquiridos ↓ ↑ = Variações face a 2023 22 Não comprarei de certeza 1 É pouco provável que compre 2 Talvez compre 3 Comprarei de certeza 5 É muito provável que compre 4 Ns/Nr 2 6 24 16 6 46 Média = 1,9 (num máximo de 5) • Dúvidas sobre a bateria • Muito caro • Pouca duração futura do veículo • Tecnologias desatualizadas • Falta de confiança • Falta de locais para carregar • Não compra veículos usados • Outros motivos 45 18 14 11 9 7 7 14 • Preço mais baixo • É a única forma de ter um elétrico • Precisa de trocar de carro • Boa oportunidade de negócio • Melhor para o ambiente 75 16 8 4 3 24% 70% Consideram provável que o próximo automóvel seja usado elétrico Consideram improvável que o próximo automóvel seja usado elétrico Base: 380 Base: 1086 Razões que levariam a comprar Razões que não levariam a comprar Q17b – E qual a probabilidade de comprar um carro usado elétrico? (%) Q17c - Quais as razões que o levariam a comprar um carro elétrico usado (%) Q17d - Quais as razões porque não compraria um carro elétrico usado (%)

SEM CARRO ELÉTRICO

Sistema de propulsão do carro que utiliza A esmagadora maioria não possui carro elétrico, mas mais de metade tem amigos e/ou familiares que possuem. Sem Carro Elétrico 24 Q10 – E qual é o(s) combustível(eis) que o seu carro utiliza? Q18 – Possui algum amigo ou familiar que já possua um carro elétrico? 3,5% Com carro elétrico 96,5% Sem carro elétrico População Base: 1050 Base: 38 Base: 1088 (amostra aleatória) 56% Têm amigos/familiares com carro elétrico 44% Sem amigos/familiares com carro elétrico Base: 591 Base: 459 ↑1,3pp ↓1,3pp ↑14pp ↓14pp 96,5% não possuem carro elétrico Base: 1050 Classe Social 36% 21% 26% 13% 4% Norte Centro Lisboa Sul Ilhas Região 12% 12% 15% 17% 17% 14% 13% 18-24 25-34 35-44 45-54 55-64 65-74 75 e mais Sexo Idade Masculino 49% Feminino 51% 32% 33% 27% 8% A/B C1 C2 D ↓ ↑ = Variações face a 2023 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1088 inquiridos (amostra aleatória)

Autonomia dos carros elétricos Para 1 em cada 3 (35%) os carros elétricos têm uma autonomia entre 301 e 500km, mas a autonomia deveria ser superior a 400km (51%) para se sentiram confortáveis. Sem Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 25 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1050 inquiridos Menos de 50 Km De 51Km a 100 Km De 101 a 150 Km De 151Km a 200 Km De 201Km a 300 Km De 301Km a 400 Km De 401Km a 500 Km De 501Km a 600 Km De 601Km a 700 Km Mais de 700 Km Ns/Nr Autonomia que possuem os carros elétricos Autonomia que se sentiria confortável nos carros elétricos 1 3 3 6 10 22 13 8 3 1 30 --- 3 4 5 6 10 14 11 8 18 21 ↑1pp ↓4pp ↓3pp ↓3pp ↓6pp ↑4pp ↑3pp ↑4pp ↑2pp = ↑2pp ↓1pp ↓2pp = ↓1pp ↓2pp ↓1pp = ↓4pp ↑2pp ↑1pp ↑8pp Q19 – Na sua opinião, a maioria dos carros elétricos que estão disponíveis no mercado português têm uma autonomia de quantos km? (%) Q19b – E qual seria a autonomia com que se sentiria confortável? (%)

Duração de vida da bateria de um carro elétrico Para quase metade (45%) a duração da bateria de um carro elétrico é inferior a 10 anos. (descida de 4pp face a 2023) Um em cada três não responde à pergunta. Sem Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 26 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1050 inquiridos Q20 – Na sua opinião a bateria de um carro elétrico que seja comprado este ano terá uma vida útil de aproximadamente quantos anos? (%) 17 28 15 4 2 34 Até 5 anos Entre 5 e 9 anos Entre 10 e 14 anos Entre 15 e 19 anos 20 ou mais anos Ns/Nr ↓1pp ↓3pp ↑2pp ↑3pp ↓1pp =

Maiores custos de manutenção: carro elétrico ou a combustão Os carros elétricos são vistos como os que requerem menos manutenção. Mulheres, faixa etária entre os 25 e 34 anos, e classe social C2 são quem mais refere maiores custos de manutenção dos carros elétricos. Sem Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 27 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1050 inquiridos Q21 – Em termos de manutenção quando comparamos um carro elétrico com um carro a combustão (diesel/ gasolina) qual deles diria que exige mais custos de manutenção? (%) 6 43 24 27 Os carros a combustão exigem mais manutenção 43% Os carros elétricos exigem mais manutenção 24% Ns/Nr 27% 6% Custos semelhantes ↑3pp ↓5pp ↓1pp ↑3pp

Dificuldade em encontrar onde carregar carro elétrico Descida de 6pp dos que afirmam ter dificuldade em encontrar um local para carregar um veículo elétrico. Maior dificuldade percebida entre os mais jovens (18 e 34 anos) e das regiões Lisboa e Sul. Sem Carro Elétrico 28 ↓ ↑ = Variações face a 2023 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1050 inquiridos Q23 - Pensando no local onde mora e nos trajetos que percorre habitualmente, qual o grau de dificuldade que teria em encontrar um local onde pudesse carregar um veículo elétrico? (%) 7 Garantido 6 Muito fácil 5 Fácil 4 Razoavelmente fácil 3 Difícil 2 Muito difícil 1 Impossível Ns/Nr 37% Têm dificuldade em encontrar um local para carregar um veículo elétrico na zona onde mora e nos trajetos habituais ↓6pp 27 6 11 6 2 24 18 6

Dificuldade em carregar carro elétrico em casa Descida também entre os que referem ter dificuldade em carregar um veículo elétrico em casa. Maior dificuldade em carregar em casa também entre os mais jovens (18 e 34 anos) e das regiões Lisboa e Sul. Sem Carro Elétrico 29 ↓ ↑ = Variações face a 2023 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1050 inquiridos 7 Garantido 6 Muito fácil 5 Fácil 4 Razoavelmente fácil 3 Difícil 2 Muito difícil 1 Impossível Ns/Nr Q24 - Tendo por base a natureza da sua casa (vivenda, apartamento, com/sem garagem etc), qual o grau de dificuldade que teria para carregar um carro elétrico em sua casa? (através de uma tomada normal)(%) 29 9 9 7 14 12 13 7 35% Têm dificuldade em encontrar em carregar um veículo elétrico em casa ↓6pp

Preço do carro elétrico Para metade (51%) é possível comprar um carro elétrico entre os 20.000€ e os 40.000€. Valor este acima da possibilidade de compra: 25% aponta os 20.000€ e 24% aponta os 30.000€ como teto máximo. Sem Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 30 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1050 inquiridos Valor a partir do qual é possível comprar um carro elétrico novo Menos de 20.000€ Entre 20.000 € e 30.000€ Entre 30.000 € e 40.000€ Entre 40.000 € e 50.000€ Entre 50.000 € e 60.000€ Entre 60.000 € e 70.000€ Mais de 70.000€ Ns/Nr 11 28 23 8 2 1 1 26 Preço que deveria ter para que a probabilidade de compra fosse grande 25 24 11 6 1 --- --- 33 --- ↓8pp ↓4pp ↓1pp ↓2pp ↓1pp = ↑5pp --- ↓31pp ↓3pp ↓2pp = ↓1pp ↓1pp ↑9pp Q25 – Na sua opinião é possível comprar um carro elétrico novo a partir de que preço? (%) Q26 – E para que a sua probabilidade de compra de um carro elétrico novo fosse grande qual teria de ser o preço do mesmo? (%)

A escolha do carro elétrico seria… Se pudesse escolher um carro elétrico sem ter de olhar ao preço, quase de metade (48%) preferia uma marca tradicional. Homens, os mais jovens (18 e 34 anos), das Ilhas e das classes sociais A/B e D são os que mais preferem uma nova marca. Sem Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 31 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1050 inquiridos 21 48 16 15 Preferia um carro elétrico de uma marca tradicional 48% Preferia um carro elétrico de uma nova marca de carros elétricos 16% 21% É indiferente Ns/Nr 15% ↑2pp ↓8pp ↑5pp ↑1pp Q27 – Se pudesse escolher sem ter de olhar aos preços, preferia escolher um carro elétrico produzido por uma marcas de automóveis tradicional, ou seja, uma marca que já produzia carros a combustão ou preferia um carro de uma nova marca que surgiu só para produzir carros elétricos, como por exemplo a Tesla que destas novas marcas é a mais conhecida? (%)

Pesquisa de informação online Visita a um Stand para recolher informações Test-drive Proposta para empréstimo Tarefas que já fez em relação aos carros elétricos Cerca de 3 em cada 10 já pesquisou online sobre carros elétricos e 1 em cada 10 já visitou stands e fez um test-drive, no entanto a maioria não realizou nenhuma destas tarefas. Sem Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 32 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1050 inquiridos Q28 – Pensando apenas em carros elétricos, diga-me se já alguma vez fez alguma das seguintes tarefas: (%) 31 11 10 2 8 9 10 7 61 80 80 91 Já fiz Não fiz, mas penso fazer nos próximos 12 meses Não fiz e não penso fazer nos próximos 12 meses ↓1pp ↑1pp ↑2pp ↑3pp ↑1pp ↑2pp ↑1pp ↑3pp

Marca do automóvel elétrico que escolheria Tesla mantém-se a nova marca de carros elétricos mais escolhida, contudo desce 8pp face a 2023. Destaca-se entre os homens, os mais jovens (18-24 anos), nas Ilhas e na classe social D. Sem Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 33 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1050 inquiridos Renault 13 21 ↓8pp 8 7 ↑1pp 8 8 = 7 7 = 5 6 ↓1pp 2025 2023 Var. 2025 - 2023 Tesla BMW Toyota Mercedes-Benz Q29 – Se pudesse escolher a marca do seu próximo carro elétrico, qual seria a marca que escolheria?(%)

Hoje, o que é mais barato? A maioria mantém a opinião que atualmente é mais barato circular com um veículo elétrico, sobretudo os mais jovens (18-24 anos), da região Norte e das classes mais altas (A/B). Sem Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 34 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1050 inquiridos 7 57 12 24 É mais barato circular com um veículo elétrico 57% É mais barato circular com um veículo movido a gasóleo/diesel 12% É mais barato circular com um veículo movido a gasolina 7% Ns/Nr 24% ↓2pp = ↓1pp ↑3pp Q30 – Na sua opinião ao dia de hoje é mais barato circular com um veículo movido a combustão (gasolina/gasóleo) ou um carro movido alimentado a eletricidade? (%)

Dentro de quanto tempo admite comprar carro elétrico Elevada subida face a 2023 (16pp) entre os que não pretendem comprar um carro elétrico Entre os que admitem a compra no futuro, destacamse os homens, com entre 25 e 54 anos, das Ilhas e das classes sociais mais altas (A/B). Sem Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 35 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1050 inquiridos 59 3 5 9 4 9 11 Não pretendo comprar um carro elétrico Nos próximos 12 meses Entre 1 a 2 anos Entre 3 a 5 anos Entre 5 a 7 anos Mais de 7 anos Ns/Nr 30% ↑16pp ↑2pp ↑1pp ↓2pp ↓5pp ↓13pp ↑1pp ↓17pp Q31 - Dentro de quanto tempo, admite comprar um carro elétrico? (%)

COM CARRO ELÉTRICO

Com Carro Elétrico Posse de carro elétrico subiu 1,3pp face a 2023. Os que possuem veículos elétricos são sobretudo mulheres, idades entre 35 e 44 anos e superiores a 65 anos, das regiões Centro e Lisboa e da classe alta (A/B) Com Carro Elétrico 37 População Base: 1088 (amostra aleatória) ↓ ↑ = Variações face a 2023 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1088 inquiridos (amostra aleatória) 3,5% possuem carro elétrico Base: 38 Classe Social 16% 37% 32% 5% 10% Norte Centro Lisboa Sul Ilhas Região 10% 11% 32% 10% --- 16% 21% 18-24 25-34 35-44 45-54 55-64 65-74 >74 Sexo Idade Masculino 32% Feminino 68% 63% 26% 11% --- A/B C1 C2 D 3,5% Com carro elétrico 96,5% Sem carro elétrico Base: 1050 Base: 38 ↑1,3pp ↓1,3pp Q10 – E qual é o(s) combustível(eis) que o seu carro utiliza?

Marca do automóvel elétrico que possui BMW e Tesla mantêm-se como as marcas mais escolhidas pelos portugueses Face a 2023 a Toyota é a marca que mais sobe. Com Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 38 BMW Tesla Renault Toyota Peugeot 2025 2023 Var. 2025 - 2023 11 13 ↓2pp 11 9 ↑2pp 9 10 ↓1pp 8 3 ↑5pp 7 9 ↓2pp Q33 – Qual é a marca do carro elétrico ou eletrificado? (%) Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos

Há quanto tempo tem o seu veículo elétrico A grande maioria possui o veículo elétrico há menos de 5 anos. Idades entre os 45 e 64 anos, da classe A/B, da região Centro e Ilhas são os que possuem há menos tempo (entre 1 e 2 anos) Com Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 39 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos 1 6 11 38 44 Entre 1 a 2 anos Entre 3 a 5 anos Entre 5 a 7 anos Mais de 7 anos Ns/Nr Até 5 anos 82% ↓4pp = ↑1pp ↑3pp = ↓4pp Q34 – Há quanto tempo tem o seu veículo elétrico?(%)

Até 50 Km 50 Km e 100 Km 100 Km e 150 Km 150 Km e 200 Km 200 Km e 250 Km 250 Km e 300 Km 300 Km e 350 Km 350 Km e 400 Km Mais de 400 Km Quantos Km efetua em média num mês com o seu veículo elétrico Cerca de 2 em cada 3 efetua mais de 400km por mês com o veículo elétrico. Mulheres, idades entre os 25 e 34 anos, classe C1 e das regiões Norte e Ilhas são os que, em média, fazem mais kms. Com Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 40 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos 0,4 8 5 7 2 6 1 4 67 Média 10631,9 km/mês no veículo elétrico Menos de 400 Km 33% ↓8pp = = ↓2pp ↑1pp ↑2pp ↓1pp = ↑8pp ↓8pp Q35 – Quantos Km em média num mês efetua com o seu veículo elétrico? (%)

Que tipo de utilização faz maioritariamente com o seu veículo elétrico A maioria faz viagens de curta e média distância com o veículo elétrico (ambos com 30%), com destaque para os homens, idades entre os 18 e 44 anos, das classes A/B e C1, das regiões Norte e Ilhas. Com Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 41 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos Q36 – Que tipo de utilização faz maioritariamente com o seu veículo elétrico? (%) 30 30 26 7 7 Viagens de média distância (Entre 30 a 60 km) 30% Viagens de curta distância (Até 30 Km) 30% Viagens de longa distância (entre 60 e 90 Km) 7% Apenas viagens dentro da Cidade 26% Viagens de muito longa distância (mais de 90 Km) 7% ↑5pp ↑2pp ↓4pp ↓2pp ↓1pp

Quantas vezes por mês efetua viagens superiores a 90 KM com o veículo elétrico As viagens superiores a 90km feitas no veículo elétrico são pouco frequentes. Homens, idades entre 25 e 44 anos, da classe C1 e das regiões Centro, Sul e Ilhas são os que fazem mais viagens mensais superiores a 90 km. Com Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 42 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos 9 30 31 18 5 5 2 Nunca faço viagens dessa distância com o meu veículo elétrico Raramente/ocasionalmente Uma a duas vezes por mês Três a quatro vezes por mês Cinco a seis vezes por mês Sete a oito vezes por mês Mais de oito vezes por mês Mais de 3 vezes por mês 30% ↓5pp ↑4pp ↑2pp ↑3pp ↓2pp ↓2pp = ↓1pp Q37 – Quantas vezes por mês efetua viagens superiores a 90 KM com seu veículo elétrico? (%)

Em média quantos carregamentos faz por semana do veículo elétrico Em média são feitos 1 a 3 carregamentos semanais. Mulheres, os mais jovens (18-24 anos), classe C1, das regiões Centro e Sul são os fazem mais carregamentos semanais (4 ou mais). Com Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 43 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos Q38 - Em média quantos carregamentos faz do seu veículo elétrico por semana?(%) 19 28 22 16 9 2 4 Um Dois Três Quatro Cinco Seis Sete Até 3 carregamentos por semana 69% ↑4pp ↓1pp ↓2pp ↑1pp ↑1pp ↑1pp ↓3pp ↑4pp

39 5 2 3 8 11 12 8 7 5 Ns/Nr Mais de 100 kWh 90 kWh a 100 kWh 80 kWh a 90 kWh 70 kWh a 80 kWh 60 kWh a 70 kWh 50 kWh a 60 kWh 40 kWh a 50 kWh 30 kWh a 40 kWh 24 kWh a 30 kWh Capacidade da bateria do veículo elétrico A bateria de 2 em cada 5 automóveis elétricos tem capacidade entre 40KWh a 80KWh e dos carregadores internos entre 7KWh a 50KWh Com Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 44 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos Q39 – Sabe dizer-me qual é a capacidade da Bateria do seu veículo elétrico?(%) Q39B – Sabe dizer-me qual é a capacidade do carregador interno do seu automóvel? (%) Capacidade da bateria do carro elétrico 44 2 7 13 17 12 5 Ns/Nr > 150 KWh > 50 KWh até 150 kWh > 22 KWh até 50 kWh > 11 KWh até 22 kWh > 7 KWh até 11 kWh Até 7kWh Capacidade do carregador interno do carro elétrico 42% ↓4pp ↑3pp = ↓5pp ↑1pp ↑2pp ↓2pp ↓2pp ↑2pp ↑5pp ↑1pp ↓3pp ↓2pp ↑1pp ↓1pp = ↑4pp = 39% ↑1pp

Até 50 Km 50 Km e 100 Km 100 Km e 150 Km 150 Km e 200 Km 200 Km e 250 Km 250 Km e 300 Km 300 Km e 350 Km 350 Km e 400 Km Mais de 400 Km Ns/Nr Autonomia Elétrica Face a 2023 verifica-se uma tendência geral de descida dos veículos com autonomia até 300Km e subida de veículos com maior autonomia (mais de 300km) Com Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 45 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos 5 7 11 13 13 12 12 13 5 9 Autonomia entre 150 Km e 300Km 38% ↑2pp ↓6pp ↓3pp = ↓2pp ↓3pp ↑5pp ↑4pp ↑1pp ↑2pp ↓5pp Autonomia entre 300 Km e 400Km 25%↑9pp Q40 - Qual é a autonomia elétrica do seu veículo, com a bateria totalmente carregada e na velocidade a que habitualmente costuma viajar? (%)

Tempo necessário para carregar a 100% o automóvel Verifica-se uma tendência de descida de veículos que demoram entre 30 minutos e 2 horas a carregar e uma subida de veículos que demoram entre 2 e 4 horas a carregar. Com Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 46 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos Q40b – Sabe dizer-me qual é o tempo médio necessário para carregar a 100% o seu automóvel, supondo que a bateria está praticamente descarregada?(%) 15 4 6 5 5 10 12 12 14 9 7 1 Ns/Nr Mais de 9h 8h e 9h 7h e 8h 6h e 7h 5h e 6h 4h e 5h 3h e 4h 2h e 3h 1h e 2h 30 minutos e 1h Menos de 30 minutos 30min a 2 horas 16% 2h a 4 horas 26% Mais de 4 horas 42% ↑2pp ↓4pp = ↓4pp ↑3pp = ↓1pp = = ↓1pp ↓3pp ↑8pp ↓8pp ↑5pp ↓5pp

Custos com carregamentos do veículo elétrico Face a 2023 verifica-se um aumento nos gastos por carregamento em casa e no valor mensal. Com Carro Elétrico ↓ ↑ = Variações face a 2023 47 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos Q41 – Sabe dizer-me qual é o valor que gasta para carregar totalmente a bateria do seu veículo, quando o carrega em sua casa? E supondo que a mesma está praticamente descarregada? (%) Q42 – Em média quanto gasta aproximadamente por mês em carregamentos do seu veículo elétrico? (%) 33 2 11 15 17 17 5 Menos de 2 € 2 e 5 € 5 e 7 € 7 e 9 € 9 e 11€ Mais de 11€ Ns/Nr 3 8 15 28 32 14 Até 20 € 20 € e 50 € 50 € e 70 € 70 € e 90 € 90 € e 100 € Mais de 100€ Até 50€ por mês 46% Até 7€ por carregamento 39% ↓7pp ↓6pp ↓2pp ↓15pp ↑4pp ↑1pp ↑1pp ↑9pp ↓6pp ↓6pp ↓12pp ↑9pp ↑3pp ↓1pp ↑1pp Valor para carregar totalmente a bateria quando o carrega em casa Valor mensal em carregamentos Mais de 7€ por carregamento 29% ↑6pp Mais de 50€ por mês 54%↑12pp

CARREGAMENTO

Frequência de carregamento do veiculo elétrico A grande maioria carrega o veículo em casa (86%) com uma frequência semanal (49%). Quase metade (44%) utiliza os postos públicos pelo menos 1 vez por mês. A maioria não carrega o veiculo no trabalho. Carregamento ↓ ↑ = Variações face a 2023 49 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos Q43 – Com que frequência carrega o seu veículo em cada um dos seguintes locais: (%) Trabalho Casa Postos Públicos 51 14 18 15 5 35 6 8 12 6 10 9 9 25 15 2 17 5 3 7 2 4 12 1 4 2 3 Nunca Ocasionalmente 1-2 vezes /mês 3-4 vezes /mês 1-2 vezes /semana 3-4 vezes /semana 5-6 vezes /semana Diariamente NS/NR Mensal 12 Mensal 18 Mensal 21 Semanal 14 Semanal 49 Semanal 22 ↑1pp = = ↓2pp ↓2pp ↑7pp ↓5pp ↑3pp = ↑8pp ↑1pp ↓6pp ↓1pp ↓2pp ↓2pp

Frequência de utilização dos tipos de carregamento Maior frequência de carregamento nos postos normais (PCN) e postos rápidos (PCR). Postos ultra rápidos (PCUR) são os menos utilizados. Carregamento ↓ ↑ = Variações face a 2023 50 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos PCN PCR PCUR 7 11 17 16 14 24 20 22 15 16 15 14 24 20 13 8 8 6 3 4 5 2 1 1 4 5 5 Nunca Ocasionalmente 1-2 vezes /mês 3-4 vezes /mês 1-2 vezes /semana 3-4 vezes /semana 5-6 vezes /semana Diariamente NS/NR Mensal 36 Mensal 37 Mensal 29 Semanal 35 Semanal 32 Semanal 24 ↑3pp ↓6pp ↑3pp ↓3pp ↓3pp ↑1pp ↑2pp ↑3pp ↓4pp ↓1pp ↓1pp ↓2pp ↓6pp ↑6pp ↓1pp Q44 - E com que frequência utiliza cada um destes tipos de carregamento? (%)

Critérios de escolha do local para carregamento público Preço, localização e carregadores rápidos (+ potência) são os critérios mais importantes na escolha de um local para carregamento público. A indicação da App é o critério com menos importância. Carregamento ↓ ↑ = Variações face a 2023 51 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos Apresentar os preços mais baixos 69,0% Localização conveniente 65,5% Carregadores + rápidos, maior potência 59,3% Proximidade outros serviços 31,2% Tipo e quantidade tomadas existentes 17,9% Marca do posto de carregamento 16,3% Existir cabo para carregar 16,1% Informação sobre avarias problemas 8,5% O que GPS sugerir 8,3% Indicação App 3,2% + Importante - Importante 3 2 1 5 4 6 7 8 9 10 ↓6,0pp ↑5,3pp ↓1,8pp ↓1,5pp ↑0,4pp ↑0,4pp ↑0,4pp ↑1,6pp ↑1,8pp ↓1,2pp Q45 – Ordene os 3 critérios mais importantes ao escolher um local de carregamento público (%) Resposta múltipla

Forma de escolha de um posto carregamento É através da App que 37% escolhe o posto (subida de 4pp) com destaque para as mulheres, idades entre 45 e 54 anos, classe A/B e da região Norte Verifica-se também uma tendência de subida da opção pelos menos locais com destaque para os homens, idades entre 55 e 64 anos e classe C1 Carregamento ↓ ↑ = Variações face a 2023 52 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos 1 5 6 6 16 29 37 Ns/Nr Recomendação Site O que surgir primeiro Computador bordo Escolhe sempre mesmos locais Através da App ↓2pp ↑4pp ↑6pp ↓5pp ↓1pp = ↓3pp Q46 – Como escolhe um posto de carregamento? (%)

Dificuldade em encontrar postos de carregamento disponíveis Para a maioria, encontrar um posto de carregamento disponível é uma tarefa acessível. Maior dificuldade entre as mulheres, idades superiores a 45 anos, classes sociais mais altas (A/B) e nas regiões de Lisboa e Ilhas. Carregamento 53 ↓ ↑ = Variações face a 2023 4 14 25 2 18% 27% Muito fácil/fácil encontrar postos de carregamento disponíveis 54 1 ↓3pp = Muito difícil / Difícil encontrar postos de carregamento disponíveis 5 Muito fácil 4 Fácil 3 Acessível 2 Difícil 1 Muito difícil Ns / Nr Média = 2,9 (num máximo de 5) Q48 – Qual a dificuldade que sente para encontrar posto de carregamento disponíveis? ( %) Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos

Locais onde sente mais dificuldade encontrar postos de carregamento Maior dificuldade em encontrar um posto de carregamento nas pequenas cidades e vilas. Esta dificuldade é sentida maioritariamente por homens, idades entre os 35 e 44 anos e na região de Lisboa Carregamento 54 ↓ ↑ = Variações face a 2023 48,6% Pequenas cidades e vilas 45,8% Áreas rurais 25,4% Grandes cidades 19,2% Rede Autoestradas 0,6% Fora de Portugal 5,4% Sem dificuldades Q49 – Em que locais sente mais dificuldade em encontrar um posto carregamento? (%) Resposta múltipla Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos ↓6,0pp ↓3,2pp ↑4,8pp ↑4,7pp

Zonas do país onde sente mais dificuldade encontrar postos de carregamento O Alentejo mantém-se como a zona mais referida como a mais difícil de encontrar postos de carregamento Apesar da tendência de descida, 16,5% referem nunca ter sentido dificuldades em nenhuma zona dos país Carregamento 55 ↓ ↑ = Variações face a 2023 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos Q50 – Em que zonas do país sentiu até hoje mais dificuldade em encontrar um posto carregamento? (%) Resposta múltipla Norte 20,2% ↑1,9pp Alentejo 27,8% ↑3,2pp Centro 19,6% ↑3,5pp Grande Lisboa 14,3% ↑0,8pp Margem Sul 7,5% ↓1,8pp Grande Porto 10,7% ↑4,2pp Algarve 8,9% = Açores 2,6% ↑1,0pp Madeira 3,2% ↑0,2pp Nenhum 16,5% ↓3,5pp

Pagamento que utiliza quando carrega num posto de carregamento Cartão e APP do comercializador de mobilidade elétrica contratado são os métodos de pagamento mais utilizados Carregamento ↓ ↑ = Variações face a 2023 56 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos Q53 – Quando utiliza um posto de carregamento, qual é a forma que utiliza para realizar o pagamento?(%) Cartão do CEME com quem tem contrato APP do CEME com quem tem contrato Uma aplicação especifica Não utiliza postos de carregamento Multibanco ou Mbway Ns/Nr 2025 2023 Var. 2025 - 2023 36 40 ↓4pp 35 28 ↑7pp 25 26 ↓1pp 2 4 ↓2pp 1 1 = 1 1 =

O que é mais importante quando escolhe um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) Na escolha de um CEME, o Preço é aspeto o mais importante, seguido do número de postos de carregamento Acordo com a empresa onde trabalha é o segundo mais referido em TOM Carregamento ↓ ↑ = Variações face a 2023 57 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e com carro elétrico que conduziram no último mês Base: 504 inquiridos Q57 - O que é mais importante para si quando escolhe um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica)? E o 2º mais importante? E o 3º mais importante?(%) 79 42 37 36 25 23 18 13 12 6 4 1 45 11 14 3 17 3 2 1 2 1 O preço praticado Número de postos de carregamento da marca Notoriedade/Confiança na marca Processo de adesão ser simples Acordo com a empresa onde trabalha Processo de adesão poder ser feito online Ser o mesmo fornecedor de energia que tem em casa (uma única fatura) Soluções para casos de esquecimento / perda de cartão Sugestão de amigos e familiares Tempo de adesão até poder utilizar o serviço Sugestão no momento da compra do veículo Ns/Nr TOTAL 1ª Referência (TOM) = ↑2pp ↓4pp = ↑3pp ↑1pp ↓3pp ↑1pp ↓1pp ↑1pp ↓1pp =

RESULTADOS COMPARATIVOS

Resultados Comparativos 59 9,3% Sem carta de condução 90,7% Com carta de condução População Base: 1088 Base: 112 Base: 1200 (amostra aleatória) 3,5% Com carro elétrico 96,5% Outros sistemas de propulsão Base: 1050 Base: 38 A penetração dos veículos elétricos entre a população com carta de condução é de 3,5% ( margem erro de ± 3%) ↓ ↑ = Variações face a 2023 ↓1,5pp ↑1,5pp ↑1,3pp ↓1,3pp

Resultados Comparativos 60 96,5% não possuem carro elétrico Base: 1050 Classe Social 36% 21% 26% 13% 4% Norte Centro Lisboa Sul Ilhas Região 12% 12% 15% 17% 17% 14% 13% 18-24 25-34 35-44 45-54 55-64 65-74 75 e mais Sexo Idade Masculino 49% Feminino 51% 32% 33% 27% 8% A/B C1 C2 D 3,5% possuem carro elétrico Base: 38 Sexo Idade ↑1,3pp ↓1,3pp Classe Social Região 16% 37% 32% 5% 10% Norte Centro Lisboa Sul Ilhas 10% 11% 32% 10% --- 16% 21% 18-24 25-34 35-44 45-54 55-64 65-74 >74 Masculino 32% Feminino 68% 63% 26% 11% --- A/B C1 C2 D ↓ ↑ = Variações face a 2023

Resultados Comparativos 61 ↓ ↑ = Variações face a 2023 Menos de 50 Km De 51Km a 100 Km De 101 a 150 Km De 151Km a 200 Km De 201Km a 300 Km De 301Km a 400 Km Mais de 401 Km Ns/Nr 1 3 3 6 10 22 25 30 5 7 11 13 25 25 5 9 Autonomia entre 150 Km e 400Km 63% Autonomia entre 150 Km e 400Km 38% Quem não tem carro elétrico Quem tem carro elétrico ↑1pp ↓4pp ↓3pp ↓3pp ↓6pp ↑4pp ↑9pp ↑2pp ↓6pp ↓3pp ↑2pp = ↓5pp ↑9pp ↑1pp ↑2pp ↑4pp ↓5pp Autonomia que possuem os carros elétricos Maior desconhecimento sobre a autonomia dos carros elétricos entre quem não possui.

Resultados Comparativos 62 ↓ ↑ = Variações face a 2023 Quem não tem carro elétrico Quem tem carro elétrico Marcas preferidas Apesar da descida de 8pp face a 2023, Tesla continua a ser a marca de sonho para quem ainda não possui carro elétrico. BMW e Tesla são as marcas no topo das preferências dos que já possuem veículos elétricos. Toyota é a que regista maior subida. Marca que escolheria Marca que possui Tesla Volkswagen Peugeot Volvo BMW Toyota BYD Outras marcas Mercedes-Benz Ns/Nr Renault Audi Opel 13 21 ↓8pp 8 7 ↑1pp 8 8 = 7 7 = 5 6 ↓1pp 4 4 = 4 5 ↓1pp 4 --- --- 3 3 = 3 4 ↓1pp 2 3 ↓1pp 12 12 27 20 ↑7pp 2025 2023 Var. 2025 - 2023 BMW Tesla Renault Toyota Peugeot Mercedes-Benz Volkswagen Audi Opel Nissan Citroen Ford Hyundai KIA Volvo Outras marcas 11 13 ↓2pp 11 9 ↑2pp 9 10 ↓1pp 8 3 ↑5pp 7 9 ↓2pp 5 6 ↓1pp 5 3 ↑2pp 4 4 = 4 4 = 4 9 ↓5pp 3 4 ↓1pp 3 3 = 3 5 ↓2pp 3 3 = 3 3 = 17 23 ↓6pp 2025 2023 Var. 2025 - 2023

CARACTERIZAÇÃO

Caracterização 64 10 15 21 20 14 11 9 75 e + 65-74 55-64 45-54 35-44 25-34 18-24 Género Idade 6 21 30 43 Classe D Classe C2 Classe C1 Classe A/B Classe Social 4 12 30 20 34 Ilhas Sul Lisboa Centro Norte Região 72 23 3 2 Hoje Nos últimos 2/3 dias Na última semana No último mês Última vez que conduziu 53 47 Masculino Feminino Base: 1554 inquiridos (Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês)

Caracterização 65 Base: 1554 inquiridos (Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês) 12 38 10 19 21 Vivenda s/garagem Vivenda c/garagem Apartamento c/ BOX Apartamento c/garagem Apartamento s/ garagem Tipologia de Habitação Habitação em condomínio 34 65 1 Sim Não Ns/Nr Habitação com possibilidade de carregamento viaturas elétricas 40 58 2 Sim Não Ns/Nr 4 42 66 Posto partilhado de condomínio Terminal de carregamento individual (wallbox) Corrente Elétrica (Plug-in) Formas de Carregamento Base: 629 habitações com carregamento de viaturas elétricas

Caracterização 66 1 2 93 62 6 36 Sem carro eletrificado Com carro eletrificado Condominio possui carregador publico para viaturas elétricas Condominio não possui carregador publico para viaturas elétricas Ns/Nr Condomínio possui carregador público para viaturas elétricas 10 15 53 20 5 44 17 1 32 3 Sem carro eletrificado Com carro eletrificado Muito fácil Fácil Acessível Dificil Muito dificil Ns/Nr Base: 308 Base: 215 Base: 19* Base: 78 Dificuldade de instalação do carregador público (Base: 97 habitações em condomínio com carregador público para viaturas elétricas) 35% 18% (Base: 523 habitações em condomínio) *Base sem relevância estatística

Não existe nenhuma proibição sobre carregamento de carros elétricos É proibido carregar com tomadas que estejam ligadas a áreas comuns do condomínio É proibido carregar em qualquer tipo de tomadas, mesmo que dentro de boxes ou utilizando tomadas da responsabilidade do morador É proibido carregar em qualquer tipo de tomadas, exceto tomadas da responsabilidade de cada morador É proibido puxar extensões dos apartamentos para garagens ou para zonas comuns do condomínio É proibido carregar em qualquer tipo de tomadas, exceto dentro de boxes É proibido carregar em todos os locais exceto nos carregadores públicos que instalaram no condomínio Ns/Nr Caracterização 67 21 1 1 1 1 1 5 73 7 2 7 9 10 11 16 56 15 1 3 4 4 5 10 66 Global Com carro eletrificado Sem carro eletrificado Limitações do condomínio para carregar viaturas elétricas A maioria dos condomínios não têm limitações para carregar viaturas elétricas, mas dois em cada cinco proprietários de carros elétricos referem limitações de carregamento Base: 523 habitações em condomínio Base: 215 Base: 308

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