Parecer técnico ao projeto de Execução da Rede Viária e Espaço Público da Praça de Espanha l Lisboa
ParecerTécnico A solução de parque urbano apresentada para a Praça de Espanha enquanto elemento de coesão urbana, símbolo de sustentabilidade ambiental, constitui uma referência de qualidade e exemplo das melhores práticas ambientais defendidas pela Câmara Municipal de Lisboa. Contudo, verificam-se uma série de fragilidades técnicas na solução apresentada que importa esclarecer: Circulação e Estacionamento • O Projeto Rodoviário apresentado para a zona de intervenção da Praça de Espanha foi sempre apresentado como facto consumado desde o início da fase de discussão pública; • O Estudo de Reordenamento Viário da Praça de Espanha foi criado com base num cenário pessimista de crescimento de tráfego, baseado em alterações profundas nos parâmetros de mobilidade para a cidade, desde logo a estabilização nos volumes de tráfego, em face de um crescimento na taxa de desemprego e diminuição do poder de compra (conforme consta do próprio estudo de reordenamento viário); • O Estudo de Reordenamento Viário da Praça de Espanha não avalia os efeitos nas zonas adjacentes à praça, nomeadamente ao nível da redução de estacionamento e pressão viária. • O Estudo de Reordenamento Viário da Praça de Espanha não menciona quais as medidas de gestão, circulação e estacionamento previstas para atenuar os efeitos do acréscimo substancial de tráfego em algumas artérias adjacentes à área de intervenção, manifestamente sem capacidade para receber estes novos fluxos, nomeadamente: o Avenida Santos Dumont; o Avenida Columbano Bordalo Pinheiro; o Rua da Beneficência o Avenida António Augusto de Aguiar; o Rua Tenente Espanca; o Rua Dom Luís de Noronha
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