Parecer técnico ao projeto de Execução da Rede Viária e Espaço Público da Praça de Espanha l Lisboa

Entradas na Praça de Espanha l 8000 Veículos l HPM Entradas na Praça de Espanha l 9300 Veíc l HPT Estas reduções de 15% equivalem ao desaparecimento do cenário de tráfego de 1.500 veículos na Hora de Ponta da Manhã e cerca de 700 veículos na Hora de Ponta da Tarde; • Por outro lado, são apresentados no Estudo, valores de crescimento de tráfego muito preocupantes para a Av. Columbano Bordalo Pinheiro. Este crescimento resulta da nova redistribuição de movimentos a par do novo Movimento de inversão de marcha, apresentado como de extrema importância para as viagens geradas pelos novos usos do solo que se encontram previstas para a área de intervenção. Esta solução ressalva o Estudo, não assegura a capacidade oferecida pela solução atual, satisfazendo apenas 70% da procura estimada; • Finalmente, qualquer análise e apreciação técnica mais aprofundada ao Estudo de Reordenamento Viário da Praça de Espanha apresentado, ficará sempre condicionada face à sua desatualização relativamente a outras operações e projetos previstos/em execução para a zona envolvente à Praça de Espanha, nomeadamente: o Operação Integrada de Entrecampos, com mais 15.000 novos empregos e mais 2.000 habitantes o Projeto Sete Rios o Reformulação integral do cruzamento da Av. dos Combatentes com a Av. Professor Egas Moniz o Alterações introduzidas na Av. 5 de Outubro ao nível da interrupção forçada e definitiva da circulação, resultantes da construção da torre da Av. Fontes Pereira de Melo, junto à Maternidade Alfredo da Costa o Alterações introduzidas ao nível da gestão semafórica no cruzamento da Av. António Augusto de Aguiar com a Rua Marquês da Fronteira l El Corte Inglês e, com fortes condicionamentos ao nível da fluidez na saída da Praça de Espanha o Aumento da taxa de motorização observada em Lisboa o Novo desenho circular proposto para a rede de Metropolitano de Lisboa;

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