ACP-BP

Pub

Exportação de automóveis bate recorde

| Revista ACP

Portugal está a exportar mais de mil automóveis por dia, tendo já escoado 92 mil veículos no 1ª trimestre de 2019.

Com a produção automóvel em Portugal a crescer mais de 30% no 1º trimestre de 2019 face a igual período do ano passado, o País está a registar níveis de exportação de veículos nunca antes registados. Foram produzidos mais de 94 mil unidades, mas 97% destina-se à exportação, em particular para a Alemanha, Itália, França e Espanha. 

Isto quer dizer que, entre janeiro e março deste ano, 92 mil viaturas foram expedidas para o mercado externo, o que significa uma média ligeiramente superior à mil unidades por dia. 

Com a fábrica da Volkswagen em Palmela a representar 75% da produção nacional, a marca alemã foi responsável por 77% das exportações, com o novo modelo T-Roc a assumir um papel fundamental para este desempenho, já que a produação em Palmela aumentou 30%. 

Mas a fábrica do grupo PSA (que detém a Peugeot, Citroën, Opel e DS) em Mangulade ainda foi mais longe ao aumentar a sua produção em 35%, sendo agora responsável por mais de 21% dos automóveis produzidos em Portugal e quase 20% das exportações. 

Note-se que o ano de 2018 fechou com um recorde de exportações de automóveis.  

scroll up