ACP-BP

Pub

Foi há 50 anos que o Ford Capri chegou à Europa

| Revista ACP

Meio século depois ainda é o carro que faz sonhar muita gente por proporcionar um prazer de condução único.

Ford Capri_2

O ano de 1969 ficou marcado por grandes conhecimentos, desde logo com a chegada do homem à Lua pela primeira vez, pela realização do lendário Festival de Woodstock ou pelo primeiro voo do Boeing 747. Foi ainda há 50 anos que surgiu o Ford Capri nas estradas europeias.

Anunciado na altura do seu lançamento como “o automóvel que sempre ambicionámos ter”, de facto, mais de 1,8 milhões de pessoas realizaram essa ambição. A elevada procura pelo modelo levou a fábrica Ford de Colónia, na Alemanha, a produzir o modelo Capri durante os 17 anos que se seguiram, ao longo de três gerações, até 1986. Desde então, inúmeros automobilistas têm continuado a possuir, conduzir e desfrutar de um dos modelos mais carismáticos da Europa.

Um novo vídeo para assinalar o 50º aniversário do Ford Capri recorre a um raro Capri RS2600 numa viagem nostálgica, desde o seu local de nascimento, até às florestas vizinhas nas montanhas de Eifel – onde tiveram lugar os intensivos testes anteriores ao seu lançamento –seguindo-se os circuitos de Spa (Bélgica) e Zandvoort (Holanda) onde o Capri registou vitórias memoráveis.

Coube ao jornalista Steve Sutcliffe conduzir este clássico Ford Capri pelos caminhos da memória: "O Capri foi o carro que permitiu ao homem comum concretizar um sonho de sempre. Quando o conduzíamos, fazia-nos bem ao corpo e à mente. Ainda hoje assim é. Em última análise, tinha tudo a ver com o puro prazer de conduzir um modelo que, à época, era já algo de diferente.”

Pertencente à colecção de modelos clássicos da Ford, o Capri que protagoniza o vídeo está equipado com um motor V6 e percorreu mais de 700 quilómetros ao longo dos 6 dias de filmagens, realizando algumas voltas ao circuito de Zandvoort. Aos 47 anos de idade, este Capri continua a impressionar.

"Estou totalmente apaixonado por este carro", refere Sutcliffe, sugerindo que, ainda hoje, o Capri pode ser o automóvel que ambicionamos vir a ter.

scroll up