ACP-BP

Pub

Morreu Niki Lauda

| Revista ACP

O antigo três vezes Campeão do Mundo austríaco de Fórmula 1 morreu esta segunda-feira.

lauda destaque

A notícia da morte de Niki Lauda, aos 70 anos, foi conhecida já nesta madrugada de terça-feira na sequência de um breve comunicado divulgado pela família do tricampeão do Mundo de Fórmula 1: “Com imensa tristeza, anunciamos que o nosso querido Niki Lauda morreu em paz, rodeado pela sua família.”

Nascido a 22 de fevereiro de 1949, em Viena, Lauda foi contra a vontade da família ao enveredar pelo automobilismo e entrando na categoria rainha do automobilismo em 1971. Quatro depois, em 75, o austríaco conquistou o primeiro título de F1, mas no ano seguinte foi vítima de aparatoso acidente que quase lhe tirou a vida e acabou por o deixar com extensas queimaduras que o deixaram desfigurado. Ainda assim, Lauda depressa voltou às pistas e em 1977 revalidou o título. A terceira coroa foi conquistada em 1984.

Terminada a carreira desportiva na Fórmula 1, Lauda aventurou-se na aviação com a criação de duas companhias, a Lauda Air e a Niki, mas nunca deixou as pistas por completo, assumindo cargos diretivos em equipas como a Jaguar e a Ferrari e, em 2012, o cargo de diretor não executivo da Mercedes.

scroll up