Luz e gás: é fácil poupar mais

Decida informado, através de 5 simples conselhos

Em Portugal, a maior parte dos consumidores pensa que paga demasiado pela energia que consome em casa. E há razões para isso: os portugueses estão entre os europeus que pagam um preço mais alto pela eletricidade. No entanto, a inércia e o receio da mudança impedem uma poupança que está ao alcance de todos.

Para o ajudar na decisão, preparámos 5 conselhos fáceis de seguir:

1. Saiba qual o preço do kW/hora

Desde a liberalização do mercado em 2006, os preços da eletricidade são uma incógnita tão difícil de discernir como a dos tarifários dos operadores de telecomunicações. Se não quiser fazer as contas olhando para a sua fatura - e as faturas nem sempre são fáceis de entender - pergunte diretamente ao seu operador quanto paga por cada kWh que consome.

2. Compare os preços: vá à ERSE

Mesmo que o seu operador seja esclarecedor quanto ao preço do kWh, comprove no site oficial da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Este é o organismo público que zela pela regulação do mercado. Aí pode comparar os melhores preços para os vários escalões, a começar pelo seu. E não se acomode ao que tem: pelo menos uma vez por ano, compare os preços.

3. Cuidado com descontos e campanhas

Quanto mais operadores no mercado, mais campanhas. Quem não ouviu falar de 10%, 15%, 20% de desconto na fatura ou de ofertas de uma fatura por ano? Só que descontos sobre preços base inflacionados não querem dizer nada. Sem saber qual o preço base, o valor do desconto é irrelevante. E há comercializadores que baixam preços para cativar novos clientes, mas sobem-nos logo de seguida porque contam com a inércia dos clientes em mudar.

4. É fácil mudar de comercializador

Mudar de comercializador de energia é um processo fácil, porque a nova empresa trata efetivamente de tudo (como é natural, é do seu interesse). Se lhe disserem o contrário, não é verdade: nem sequer é necessário deslocar-se, o processo pode ser tratado exclusivamente por telefone.

5. Se é sócio ACP, aproveite a garantia: o preço mais baixo do mercado

Como sócio ACP, tem uma vantagem única: a parceria ACP - Goldenergy garante-lhe o preço mais baixo do mercado. O que quer dizer que mesmo que encontre mais barato (o que não é provável) a Goldenergy acompanha sempre o melhor preço.


Quer saber quanto pode poupar na luz e gás da sua casa? 
simule a sua poupança

ou ligue 808 505 550 (entre as 9h e as 20h)

scroll up