Algumas Regras de Golfe Importantes

Ao contrário de muitos outros desportos, o golfe é jogado, na sua maior parte, sem a supervisão de um árbitro ou observador. O jogo baseia-se na integridade do indivíduo em mostrar respeito por si e pelos outros jogadores e cumprir com as Regras. Todos os jogadores devem saber comportar-se de modo disciplinado, demonstrar sempre cortesia e camaradagem, independentemente do lado competitivo. Este é o espírito do Jogo do golfe.

1. IDENTIFICAR A SUA BOLA ANTES DE INICIAR A VOLTA

a. Faça uma marca de identificação na sua bola. Muitos jogadores jogam com bolas da mesma marca e, no caso de não ser capaz de identificar a sua bola ela é considerada perdida. (Regras 12-2 e 27-1)

2. DURANTE O JOGO

a. Não peça qualquer “conselho” a ninguém a não ser ao seu parceiro (ou seja jogador do mesmo lado) ou ao seu “caddie”. Não dê qualquer “conselho” a ninguém a não ser ao seu parceiro.

Pode pedir informações sobre Regras, distâncias ou a posição dos obstáculos, da bandeira, etc. (Regra 8-1).

b. Não dê qualquer pancada de prática enquanto está a jogar um buraco. (Regra 7-2).

3. TELEMÓVEIS E APARELHOS DE MEDIÇÃO DE DISTÂNCIAS (regra local)

É permitido utilizar aparelhos medidores de distâncias. (nota à regra 14-3)

4. MARCAÇÃO DAS PANCADAS EM STABLEFORD

d. Verificamos ainda em alguns cartões, quando a modalidade é stableford, números como “9” e “10” em determinados buracos. e. Numa prova Stableford o jogador deverá levantar a bola a partir do momento em que já não pode pontuar, devendo o marcador por um traço no quadrado do resultado desse buraco, abstendo-se de escrever qualquer número, sob pena de atrasar o jogo do seu grupo, e por conseguinte a “pace of Play” e o ritmo de jogo de todo o torneio.

5. ENTREGA DE CARTÕES (REGRA 6-5B)

f. Assinatura e Entrega do Cartão de Resultados – Depois de terminada a volta o competidor deve conferir o seu resultado em cada buraco, e esclarecer quaisquer pontos em dúvida com o representante da Comissão Técnica. Tem que assegurar-se que o marcador ou marcadores assinaram o cartão de resultados, assiná-lo ele próprio e entregá-lo à Comissão Técnica o mais depressa possível.

6. DÚVIDAS EM COMO PROCEDER – Regra 3-3

g. Se um árbitro ou algum membro da organização não estiver imediatamente disponível, o jogador deve adoptar o procedimento descrito na Regra 3-3, jogando uma segunda bola e obtendo um parecer da Comissão Técnica antes de devolver o seu cartão.

7. IDENTIFICAR OU MARCAR A BOLA PARA USAR A REGRA DE “COLOCAR A BOLA NO FAIRWAY”

h. Se um jogador não marcar a posição da bola antes de a levantar, ou a deslocar de qualquer outra maneira como por exemplo rolando-a utilizando o taco, incorre na penalidade de uma pancada.

8. BOLA QUE FAVORECE OU INTERFERE COM UMA JOGADA (POR EXEMPLO, NO GREEN)

i. Regra 22-2 (regras de golfe)

j. “Excepto quando uma bola está em movimento, se um jogador considera que outra bola pode interferir com a sua jogada, pode mandar levantar a bola”

i. Não podendo o jogador a quem foi pedido recusar

ii. Penalidade por infracção a regra: duas pancadas

9. ESTACAS BRANCAS QUE DEFINEM OFORA DE LIMITES SÃO OBSTRUÇÕES?

k. Definição de obstrução

i. Uma obstrução é tudo aquilo que seja artificial, incluindo as superfícies e bermas artificiais de ruas e caminhos e gelo fabricado, excepto:

1. Objectos que definem o fora de limites, tais como muros, vedações, estacas e grades

2. Qualquer parte de um objecto artificial fixo que esteja fora de limites e;

3. Qualquer construção que a comissão técnica classifique como parte integrante do campo

10. TREINO ENTRE BURACOS OU Treino Entre Buracos (Nota 2 à Regra 7)

l. Se a Comissão Técnica desejar proceder de acordo com a Nota 2 da Regra 7 recomenda-se a seguinte redacção:

m. “Entre dois buracos um jogador não pode dar qualquer pancada de treino no ou perto do «green» do buraco acabado de jogar. Se for dada uma pancada de treino no ou perto do «green» do buraco acabado de jogar o jogador e não pode testar a superfície desse «green» rolando ou atirando uma bola.

n. PENALIDADE POR INFRACÇÃO A ESTA CONDIÇÃO:

i. Jogo por Buracos – Perca do próximo buraco.

ii. Jogo por Pancadas – Duas pancadas de penalidade no próximo buraco.

iii. Jogo por Buracos e por Pancadas – No caso da violação ocorrer no ultimo buraco da volta convencional as penalidades aplicam-se nesse buraco.”

11. JOGAR A BOLA (Regras 12, 13, 14 e 15)

a. Se julga que uma bola é a sua, mas não consegue ver a sua marca de identificação, pode, com autorização do seu marcador ou adversário, marcar a bola e levantá-la para a identificar. (Regras 12-2)

b. Jogue a bola tal como ela está. Não melhore a posição da bola, a zona onde vai tomar posição ou da trajectória normal do taco ou a linha de jogo, movendo, dobrando ou partindo o que estiver fixo ou em crescimento, excepto ao tomar posição ou a fazer o movimento para dar a pancada devidamente apropriados às circunstâncias. Não melhore a posição da bola pressionando coisa alguma contra o chão. (Regra 13-2)

c. Se a sua bola estiver num Obstáculo de Areia ou de Água, não toque no chão em ambos os obstáculos com a mão ou com o taco antes de começar o seu movimento para baixo com o taco, nem na água no Obstáculo de Água e não mexa em impedimentos soltos. (Regra 13-4).

d. O taco tem de ser movido e a bola francamente batida. Não é permitido empurrar a bola, nem arrastá-la, nem levá-la com o taco como se fosse uma colher. (Regra 14-1)

e. Se jogar uma bola errada, em jogo por buracos perde o buraco. Em jogo por pancadas tem 2 pancadas de penalidade e tem de corrigir o erro jogando a bola correcta. (Regra 15-3)

COMISSÃO TÉCNICA ACP GOLFE

scroll up