Excesso de peso: que consequências tem na saúde?

Saiba como evitar múltiplas doenças

O peso está muito relacionado com a estética corporal. Mas o excesso de peso vai além da formosura, com eventuais consequências negativas para a saúde. O peso equilibrado e de acordo com as necessidades do organismo é um passo fundamental para uma vida saudável. Se sente que não controla o seu peso, procure ajuda especializada. O Plano ACP Saúde permite-lhe acesso aos melhores cuidados de saúde em todo o país, incluindo consultas e exames a preços reduzidos.

Diferenças entre excesso de peso e obesidade

A Federação Mundial de Obesidade (WOF, na sigla inglesa) estima que em 2035, 39% dos adultos portugueses sofra de obesidade. Uma doença já considerada como a epidemia do século XXI. Além deste, importa estar ciente de um outro conceito: o do excesso de peso. Ainda que próximos, não são exatamente o mesmo. Excesso de peso significa que há mais gordura no corpo do que o ideal para uma vida saudável. Enquanto obesidade significa que a acumulação de gordura está muito acima do normal, com impacto na saúde em geral. Ou seja, uma pessoa com excesso de peso, se tomar as devidas medidas, pode não vir a ser obesa.

Para se perceber se se está perante um caso de excesso de peso ou de obesidade, calcula-se o índice de massa corporal (IMC), dividindo-se o peso da pessoa pela altura elevada ao quadrado (IMC = kg/m2). O peso é considerado normal sempre que o resultado do IMC se encontra entre os 18,5 e os 24,9. Acima deste último valor e até aos 29,9, está-se perante excesso de peso. Um IMC acima de 30 significa obesidade.

Principais causas de excesso de peso

As causas do excesso de peso e da obesidade são multifatoriais. Podem estar relacionadas com comportamentos, com a genética, com fatores ambientais ou devido à interação de todas eles. Ainda assim, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) destaca três principais fatores:

  • Alimentação desequilibrada (pouco saudável)
  • Sedentarismo e falta de atividade física
  • Ausência de um sono reparador

Para se perceber as causas da acumulação de gordura, importa retroceder milhões de anos. Por essa altura, não havia sempre alimentos disponíveis nem o sedentarismo atual. Por isso, apenas sobrevivia quem acumulava gordura para os períodos em que escasseava. Ou seja, é uma característica herdada dos antepassados, mas hoje em dia já não faz sentido. Sobretudo numa era em que a ingestão de energia é maior do que aquela que é gasta.

Consequências do excesso de peso para a saúde

A acumulação de gordura tem um efeito nefasto na saúde. Isto porque as células gordas são responsáveis por um estado pró-inflamatório, em que o organismo está constantemente alerta contra um agressor, o que leva ao desenvolvimento de doenças crónicas e cardiovasculares. Além disso, os depósitos de gordura permitem a acumulação de alguns tóxicos que são carcinogénicos.

Assim, o excesso de peso e, sobretudo a obesidade, estão relacionados com um risco maior de:

Além destes problemas, importa ainda referir que o excesso de peso e a obesidade podem ter um impacto emocional grande, levando a uma baixa autoestima e, nos casos das crianças, pode até afetar negativamente o rendimento escolar.

O que fazer para reduzir o peso?

Reduzir o peso é possível, mesmo nos casos mais graves de obesidade. Para isso, importa alterar hábitos alimentares e introduzir atividade física. Mais conselhos:

  • Faça uma alimentação saudável e diversificada, com fruta e vegetais, sobretudo os de época
  • Consuma menos alimentos de cada vez, mas mais vezes ao dia
  • Mastigue bem os alimentos
  • Beba água ao longo do dia e evite bebidas açucaradas
  • Pratique uma atividade física que lhe dê prazer, de forma regular, mas com os cuidados apropriados

Uma importante ajuda na perda de peso

Nem sempre é fácil alterar hábitos e comportamentos sem o acompanhamento de profissionais de saúde. O Plano ACP Saúde dá-lhe acesso a consultas a preços mais reduzidos no setor privado, numa rede com 18 mil prestadores em todo o país, condições especiais em farmácias, apoio ao domicílio e outras vantagens que permitem obter um peso saudável.

Conheça os benefícios do Plano ACP Saúde, gratuito para todos os sócios

 TODOS OS DETALHES

scroll up