A Alfa Romeo apresenta as novas séries especiais limitadas Giulia e Stelvio Quadrifoglio Super Sport: 275 unidades para o primeiro modelo e 175 para o segundo destinadas a serem produzidas e comercializadas a nível mundial. Um total de 450 automóveis, embaixadores da pureza técnica e tecnologia que sempre posicionaram estes dois automóveis no topo dos respetivos segmentos em termos de comportamento e relação peso-potência, mas que também representam uma homenagem à história desportiva da marca, celebrando a primeira vitória da Alfa Romeo na Mille Miglia de 1928 conseguida pelo 6C 1500 Super Sport.
Após a boa classificação do RL na primeira edição da "corrida mais bonita do mundo", em 1928 o 6C 1500 Super Sport (Mille Miglia Speciale) conduzido por Giuseppe Campari e Giulio Ramponi dominou a Mille Miglia, prova disputada entre 31 de março e 1 de abril. Depois de uma maratona de 1.621 quilómetros, apenas 40 dos 82 concorrentes chegaram à meta, precedidos pelo spider Zagato que terminou a corrida em 19 horas, 14 minutos e 5 segundos a uma velocidade média de 84,128 km/h. Para a Alfa Romeo, foi a primeira de uma série de 11 vitórias na Mille Miglia, um recorde que permanecerá inquebrável. Mas foi também a primeira grande vitória do novo 6C 1500, o precursor de uma nova geração de automóveis Alfa Romeo projetados por Vittorio Jano.
Para tornar esta série especial limitada completamente única e para celebrar a ligação inquebrável com o mundo das corridas, o Alfa Romeo Centro Stile trabalhou numa reinterpretação do Quadrifoglio, um símbolo que há muito identifica a performance mais extrema da gama. Pela primeira vez em mais de 100 anos de história do Quadrifoglio, o fundo branco do triângulo que tradicionalmente enquadrava o trevo de quatro folhas verde com um forte contraste dá lugar ao preto, uma cor que confere ainda mais ousadia e solidez ao icónico brasão. No ano passado, por ocasião do seu centenário, o logótipo Quadrifoglio foi embelezado com uma moldura dourada e as datas (1923-2023) que definem um século de paixão pelo desporto, pela performance e pelas corridas.
O Giulia e o Stelvio Quadrifoglio Super Sport são o resultado de uma procura centenária de excelência técnica aplicada a automóveis de competição e de produção. O motor V6 de 2,9 litros debita 520 cv e é combinado com o diferencial mecânico de deslizamento limitado. Como resultado de uma afinação específica derivada da experiência de conceção do Giulia GTA, esta importante solução técnica contribui para a melhoria do comportamento e da tração do automóvel, otimizando a transferência de binário e aumentando a estabilidade, a agilidade e a velocidade em curva.
Uma personalidade poderosa nos exteriores marcadamente desportivos, com o novo logótipo Quadrifoglio de fundo preto e a utilização generalizada da fibra de carbono, visível no tejadilho (apenas no Giulia em opção), no "V" do escudo e nos espelhos retrovisores. Jantes de liga leve desportivas com acabamento polido de 5 furos, de 19" para o Giulia e de 21" para o Stelvio, com novas pinças de travão pretas superdesportivas. Estão disponíveis nas seguintes cores: Rosso Etna de três camadas, Nero Vulcano metalizado e Bianco Alfa (apenas no Giulia). O visual inclui faróis "3+3" com nova iluminação de matriz Full-LED anti encandeamento com feixe adaptativo para uma iluminação ótima em todas as condições. Tudo isto garante poupança de energia, uma melhoria significativa da segurança e uma redução do cansaço visual.
Os mesmos elementos desportivos podem ser encontrados no interior, onde o acabamento 3D da fibra de carbono vermelha faz a sua estreia no tablier, no túnel central e nos painéis das portas. Os apoios de cabeça dianteiros são embelezados com o logotipo "Super Sport" em vermelho e o número do automóvel em preto para os distinguir como fazendo parte da série limitada exclusiva. O volante é estofado em pele e Alcantara com costuras pretas e detalhes em fibra de carbono.
A melhor dinâmica de condução da sua classe, fruto de uma leveza surpreendente resultante da utilização de materiais ultra-leves como o alumínio para o motor e a fibra de carbono para o veio de transmissão, capot, spoiler e saias laterais. No Giulia, a aerodinâmica permanece ativa com o difusor dianteiro em fibra de carbono: quando ativado, controla a qualidade do fluxo de ar sob o veículo, para aumentar a estabilidade e o desempenho. Por último, mas não menos importante, o sistema de escape Akrapovic contribui para a experiência com o seu som inconfundível.
Da estética exclusiva à tecnologia e conetividade a bordo que, por definição, estão lá para garantir a típica experiência de condução Alfa Romeo. Um painel de instrumentos com o histórico design "telescópico", incluindo o ecrã TFT de 12,3" totalmente digital, para aceder a todos os dados do automóvel e às definições das tecnologias de condução autónoma. No Quadrifoglio, para além dos três layouts disponíveis em toda a gama Alfa Romeo - Evolved, Relax e Heritage - é também oferecida a exclusiva configuração Race. Esta reúne no ecrã central todas as informações essenciais que cada condutor deseja manter sob controlo: tacómetro, velocímetro e shiftlight para a condução com comando manual da transmissão através das patilhas. O layout pode ser personalizado através da colocação de informações adicionais nas barras laterais, incluindo informações sobre o desempenho e performance.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Tanto o Giulia como o Stelvio Quadrifoglio Super Sport estão equipados com um Interface Homem-Máquina (HMI) fluido e intuitivo para disponibilizar todas as funcionalidades do automóvel nas pontas dos dedos do utilizador. O sistema de infoentretenimento também fornece conteúdos, funcionalidades e a plataforma "Alfa Connect Services", composta por uma vasta gama de serviços práticos para segurança e conforto.