600e é o novo crossover da Fiat

| Revista ACP

Sucessor do 500X, o novo modelo da Fiat chega exclusivamente como elétrico, mas terá uma versão híbrida em 2024.

600-1

O novo Fiat 600e marca o regresso da marca italiana ao concorrido segmento B-SUV no qual a marca foi representada durante largos anos pelo 500X e no qual já teve bastante sucesso.

Com um visual notoriamente inspirado no passado da marca (e que, curiosamente, está longe de marcar um corte com o do antecessor), o novo 600e apresenta-se com 4,17 m de comprimento e uma bagageira que chega aos 360 litros de capacidade.

No seu interior é notória a adoção de um visual inspirado no novo 500e, com especial destaque para o painel de instrumentos digital com 7’’, o ecrã central de 10,25’’ e as diversas opções de personalização que permitem escolher oito cores diferentes para o habitáculo.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Ainda a bordo da nova proposta da Fiat há ainda a assinalar o carregador de smartphone sem fios, as diversas tomadas USB do tipo A e C e a possibilidade de usar os sistemas Android Auto e Apple Carplay sem fios.

Apesar de estar “prometido” o lançamento de uma versão híbrida em meados de 2024, inicialmente o 600e estará disponível apenas na versão 100% elétrica equipada com um motor 156 cv (115 kW) que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9s.

A alimentar este motor encontra-se uma bateria de 54 kWh que oferece até 400 km de autonomia (ciclo WLTP), um valor que sobe para perto dos 600 km se o modelo da Fiat circular quase exclusivamente em cidade.

Quando se esgota a carga da bateria, o facto de o novo 600e suportar carregamentos de até 100 kW permite-lhe repor até 80% da carga em menos de 30 minutos. Já a uma potência de 11 kW é possível recarregar a bateria em menos de seis horas.

Para gerir da melhor forma a relação entre performances e eficiência o Fiat 600e conta ainda com três modos de condução: Eco, Normal e Sport.

No campo da tecnologia há a destacar os sistemas de ajuda à condução que permitem ao novo 600e oferecer condução autónoma de nível 2. Entre estes sistemas encontramos o cruise control adaptativo, o indicador de ângulo morto, os sensores 360º e a câmara traseira de 180º.

Ainda sem preços para Portugal nem data prevista para o seu lançamento, o novo Fiat 600e será lançado em duas versões — a topo de gama La Prima e a versão de entrada RED. Em Itália as encomendas arrancam a 5 de julho e as primeiras unidades serão entregues em setembro.

scroll up