Portugal é um país merecedor de ser percorrido e as Pousadas de Portugal - parceiras do ACP, oferecem uma grande diversidade de locais históricos e turísticos que vale a pena descobrir.
Esta sugestão desvenda um percurso de 3 noites e 4 dias pelo Alentejo e Beiras, com início junto ao Palácio de Queluz e final na Torreira, no distrito de Aveiro.
Este programa prevê estadias nas Pousadas e almoços nos restaurantes indicados. Não é obrigatório seguir as recomendações, mas este percurso não seria o mesmo sem uma paragem em alguns deles. No final desta página encontrará o Road-Book respetivo.
1º Dia - Road Book
Palácio de Queluz - Vendas Novas - Montemor-o-Novo - Pousada de Évora consulte o mapa
O ponto de partida deste road-book será o Palácio Nacional de Queluz, uma visita obrigatória. O Palácio encanta pela sua imponência e pela exuberância dos seus detalhes arquitetónicos. Os seus jardins históricos constituem um dos exemplos mais extraordinários da ligação harmoniosa entre paisagem e arquitetura palaciana em Portugal. Ilustram a evolução do gosto da Corte nos séculos XVIII e XIX, período marcado pelo barroco, rococó e neoclassicismo. Mandado construir em 1747 pelo futuro D. Pedro III, consorte de D. Maria I, o Palácio de Queluz foi inicialmente concebido como residência de verão, tornando-se espaço privilegiado de lazer e entretenimento da Família Real, que o habitou em permanência de 1794 até à partida para o Brasil, em 1807, na sequência das invasões francesas.
Os jardins convidam a “passear” pela época em que a corte ali organizava sumptuosas festas e guardam as memórias dos passeios de gôndola no canal, do teatro, caçadas, serões musicais e literários, bailes de máscaras, jogos e récitas ao ar livre. Um cenário de sonho, animado por cascatas e delicados jogos de água.
Para almoço, sugerimos o Restaurante Cozinha Velha, em Queluz.
Depois de almoço, siga o percurso até Évora, passando por Vendas Novas e Montemor-o-Novo. As distâncias começam a ser contadas a partir do Palácio Nacional de Queluz.
Ao chegar a Évora, aproveite o resto da tarde para visitar a Catedral, o Templo de Diana e a Fundação Eugénio de Almeida. Aproveite para se aventurar pelas ruas do centro histórico de Évora, considerado pela Unesco como Património da Humanidade desde 1986. Na Pousada ou num dos inúmeros restaurantes da cidade, aprecie a gastronomia alentejana, acompanhada de um bom vinho.
2º Dia - Road Book
Évora - Alqueva - Monsaraz - Olivença - Elvas - Pousada de Marvão consulte o mapa
No segundo dia, aproveite bem o pequeno-almoço da Pousada e descubra a paisagem alentejana, com um passeio de barco na Barragem do Alqueva ou aprecie apenas as magnificas paisagens que o maior lago artificial da Europa oferece.
Não perca Monsaraz, com uma paragem para almoço no Restaurante Sabores de Monsaraz.
ALQUEVA
A albufeira estende-se por quase 100 km, ao longo do vale do Guadiana. O melhor acesso é obtido a partir de Évora.
RESTAURANTE SABORES DE MONSARAZ
R. de São Bento 2 | 7200-175 Monsaraz
Reservas: 969217800 / 968729977
Depois do almoço, siga o percurso por Espanha, visitando Olivença, cidade espanhola na zona fronteiriça cuja demarcação é objeto de litígio entre Portugal e Espanha desde 1801 e onde poderá observar os curiosos nomes das ruas, a calçada portuguesa ou a entrada da polícia local, em estilo manuelino, com a coroa nacional no topo.
Recomendamos parar o carro, com um passeio pelas ruas estreitas que respiram influências nacionais em toda a cidade.
OLIVENÇA
FORTE DA GRAÇA | ELVAS
MARVÃO
De regresso a Portugal, aproveite a magnífica paisagem das muralhas de Elvas que, em conjunto com o centro histórico da cidade são Património Mundial da Humanidade, título atribuído pela UNESCO a 30 de junho de 2012. O seu itinerário irá dar a conhecer o Forte da Graça, antiga defesa da Praça-Forte de Elvas que resistiu às tropas espanholas durante a Guerra das Laranjas em 1801 e à Guerra Peninsular em 1811, sendo posteriormente utilizado como prisão militar.
Continue o seu percurso em direção a Arronches e Portalegre, onde poderá testar a sua técnica de regularidade histórica num percurso de 3 km na Rampa de Portalegre que o levará até ao seu destino deste dia, a Pousada de Marvão.
Naõ deixe de apreciar as paisagens e a gastronomia da região, no restaurante da pousada.
Pousada de Marvão | Rua 24 de Janeiro, nº 7, Santa Maria de Marvão.
Reservas: 245993201 | Desconto sócio ACP: até 15%
POUSADA DE MARVÃO
3º Dia - Road Book
Castelo Novo - Casteleiro - Sortelha - Pousada da Serra da Estrela consulte o mapa
Neste terceiro dia de passeio, depois de um excelente pequeno-almoço na Pousada, deixe progressivamente o Alentejo para trás e atravesse o Tejo em Vila Velha de Rodão. Após a visita a Castelo Novo e Alpedrinha, almoce na Casa da Esquila, em Casteleiro.
CASTELO NOVO
CASA DA ESQUILA | CASTELEIRO
Rua da Estrada, nº74
Reservas: 271381070
SORTELHA
À tarde, aproveite a paisagem beirã e a visita a Sortelha, uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, que manteve a traça urbana e arquitetónica inalterada até aos nossos dias, sendo considerada uma das mais bem conservadas.
Este dia termina na Pousada da Serra da Estrela, na encosta que sobe da Covilhã, e onde se realiza a tradicional Rampa Automóvel. A pousada ocupa o antigo Sanatório, num projeto de Cottinelli Telmo, que foi inaugurado em 1944 e considerado um dos maiores e mais notáveis edifícios da Península Ibérica. O restauro do edifício ficou a cargo do arquiteto Souto Moura.
Aproveite o SPA antes do jantar e relaxe à noite com a magnífica vista da pousada, enquanto aprecia um Vinho do Porto.
Pousada da Serra da Estrela | Estrada Nacional 339 - Penhas da Saúde.
Reservas: 210407660 | Desconto sócio ACP: até 15%
POUSADA DA SERRA DA ESTRELA
4º Dia - Road Book
Serra da Estrela - Seia - Nelas - Santa Comba Dão - Visita ao Buçaco - Pousada da Ria na Torreira consulte o mapa
No último dia do passeio, deslumbre-se com a travessia do Parque Natural da Serra da Estrela, com a natureza em grande destaque.
Seia, Nela e Santa Comba Dão são os pontos de passagem antes da chegada à Mata Nacional do Buçaco, onde poderá aproveitar para tomar um café e visitar um pouco da pujante área florestal.
Pode aproveitar este local para almoçar ou seguir o seu percurso e almoçar tardiamente na Pousada da Ria, na Torreira.
PALÁCIO DO BUÇACO
RESTAURANTE HOTEL DO BUÇACO
Mata do Buçaco | 3050-261 Luso
Reservas: 231937970
Descarregue o Road Book