myACP
Recuperação de password
Introduza o seu Username ou o Email que indicou, quando se registou em myACP.
Precisa de ajuda?215 915 915Linha ACP - 24h / 365 dias
Inicie a sua sessão myACP
O e-mail é obrigatório
A palavra-passe é obrigatória
Memorizar os meus dados
Recuperar palavra-passe
Criar novo registo
O Nome é obrigatório
O e-mail é obrigatório Insira um e-mail válido
Sócio Não Sócio
Insira o nome que têm no seu Cartão de Sócio
Insira o seu nº de sócio Insira um nº de sócio válido
Insira a sua data de nascimento
Insira os seus dados
Insira o seu nome
Insira o seu e-mail O email não é válido
O telefone indicado deverá ter 9 digitos
Indique distrito de residência
Escreva a sua mensagem
Insira a sua mensagem
Insira o seu nome Verifique o Nome inserido
É necessário validar a opção indicada
Início/ Classicos /Os Clássicos /Clássicos com História /Panhard & Levassor /Panhard & Levassor
O Panhard & Levassor foi o primeiro automóvel a entrar em Portugal e desde o seu início que tem histórias a contar. Quando chegou a Portugal, em outubro de 1895, suscitou a dúvida sobre a taxa aduaneira a aplicar a tão estranho veículo, que acabou por ser classificado como máquina movida a vapor.
Importado pelo Conde d’Avillez, foi não só o primeiro automóvel a circular no País, como o protagonista do primeiro acidente de viação ao atropelar um burro, na viagem inaugural entre Lisboa e Santiago do Cacém, de onde D. Jorge d’Avillez era natural. O dono do burro recebeu então a significativa quantia de dezoito mil réis a título de indeminização, o triplo do valor de um burro naquela época.
Em 1954 foi doado ao ACP pela família Garrido, tendo o restauro ficado concluído em 1961. Ficou durante muitos anos em exposição no ACP na Rua Gonçalo Cristóvão e posteriormente no Museu dos Transportes e Comunicações do Porto.
Em 2015, num evento que contou com a presença do Panhard & Levassor, o município de Santiago do Cacém resolveu homenagear o primeiro automóvel que entrou em Portugal, 125 anos antes, com uma estátua numa das rotundas daquela cidade alentejana
Após um novo restauro no Museu Nacional dos Coches, tem feito parte de uma exposição temporária neste espaço museológico.
Galeria
Veja também
Triumph 2500 PI
O último grande modelo da marca inglesa
Austin Cooper
O ícone britânico da década de 1960
BMW 2002
À conquista de estradas, circuitos e ralis
Buick Radmaster
Um dos mais emblemáticos norte-americanos do pós-guerra