Certificação de clássicos

O reconhecimento da qualidade

A Certificação de Viatura de Interesse Histórico é um processo que atesta a qualidade do automóvel e moto clássicos.

O ACP Clássicos é uma entidade reconhecida oficialmente na  Certificação de Viaturas de Interesse Histórico. As certificações emitidas pelo ACP Clássicos têm por base o decreto-lei 144/2017.

O certificado atesta a qualidade como viatura histórica e permite o reconhecimento da mesma como clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.

Clássicos certificados pelo ACP estão isentos de inspeção anual

O decreto-lei 144/2017 que regula o regime de inspeções técnicas de veículos a motor, publicado em finais de novembro em Diário da República, estipula que desde 1 de janeiro de 2018, os veículos com mais de 30 anos passam a estar isentos da IPO, desde que  certificados como de Interesse Histórico.

Até agora, a inspeção obrigatória era anual para todos os veículos posteriores a 1960.

O ACP, entidade de utilidade pública, certifica em todo o país viaturas de interesse histórico.

São considerados nesta categoria os veículos com pelo menos 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objeto de conservação histórica, em estado original e sem características técnicas alteradas significativamente.


Certifique já o seu clássico

O ACP Clássicos efectua certificações em Lisboa, no Prior Velho, e em todo o país de acordo com as necessidades e sempre que exista um numero suficiente de viaturas. Para agendar, deverá contactar-nos indicando o local pretendido, data pretendida, marca, modelo, ano de fabrico, matrícula, nº sócio ACP e ACP Clássicos, bem como os seus contactos mais diretos (e-mail e telefone).


Quer saber mais ou agendar uma certificação de clássicos?

Contacte-nos

ou ligue 213 180 169


Pontos a verificar nas certificações

Carroçaria -  Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem nem amolgadelas. A pintura, cromados, borrachas e vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme. 
Capota - Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais, sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração. 
Estofos -  Os estofos e interiores forrados deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e com materiais de acordo com o modelo.  
Instrumentos - deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior). 
Limpa vidros -  Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água do vidro.  
Iluminação - Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danifiquem a estrutura do veículo. 
Chassis - deverá apresentar-se limpo e bem conservado. 
Suspensão - deverá funcionar corretamente e ser original. 
Rodados - Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam da época (exemplo: jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respetivos tampões, quando for o caso. Os pneus deverão estar de acordo com a medida dos documentos e ser iguais entre si, em termos de medida e marca. 
Direção - deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas. 
Travões - deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência. 
Motor - deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas. 
Sistema de combustível - deverá ser o original. 
Transmissão - deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada. 
Sistema elétrico - deverá ser o original. 
Diversos - todos os extras inseridos na viatura, como rádios, faróis suplementares, antenas e outros deverão ser de época. 

Quer saber mais ou agendar uma certificação de clássicos?
Contacte-nos


Custos e Validade da certificação de clássicos

A certificação do seu clássico tem o custo unitário de 50€ e terá uma validade de acordo com a seguinte tabela:

 

Ano de Fabrico Validade
Até 1918 10 anos
De 1919 a 1945 8 anos
De 1946 a 1959 6 anos
De 1960 até 30 anos 4 anos
scroll up