Há 50 anos nasceu o Volvo de origem holandesa

| Revista ACP

O Volvo 66 foi inicialmente desenvolvido pela holandesa DAF mas foi rebatizado pelo fabricante sueco.

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No início dos anos 70, a Volvo adquiriu a divisão de automóveis da DAF, fabricante holandesa de camiões que na altura tinha desenvolvido o utilitário DAF 66 que depois de uns ajustes foi rebatizado como Volvo 66. Se na verdade a origem deste pequeno automóvel era holandesa, acabou por integrar todo um know-how europeu: design italiano Giovanni Michelotti, motores franceses Renault (de 4 cilindros em linha com 47 cv ou 57 cv de potência) e tecnologia de segurança sueca.

O Volvo 66 estava disponível em duas versões – de duas portas e três portas na versão carrinha. Além de ficar conhecido como o mais pequeno Volvo de todos os tempos, tinha ainda a particularidade de integrar uma caixa de velocidades automática sob a forma de transmissão variável contínua, CVT (posteriormente muito utilizada nos veículos híbridos, sobretudo da marca Toyota).

Entre as modificações introduzidas neste modelo para adotar a nova designação, contavam-se para-choques que passaram a ter maiores dimensões e com inserções de borracha para maior proteção em caso de acidente. Dependendo do nível de acabamento, apresentava faróis simples ou duplos. No interior, destacava-se o simples layout do painel de instrumentos ao estilo minimalista sueco.

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Apesar do Volvo 66 ser um utilitário, que no seu tempo contribuiu para o aumento da mobilidade nas estradas suecas, graças ao seu preço, tamanho e prestações, oferecia uma cabine suficientemente espaçosa para acomodar quatro passageiros de forma confortável. Este compacto "holandês" mas de nome sueco foi produzido entre 1975 e 1980, com um total de 106.137 unidades construídas nas duas versões. O Volvo 66 foi ainda produzido na fábrica holandesa de Eindhoven, propriedade da Volvo.

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