Ferrari 288 GTO nasceu há 40 anos

| Revista ACP

Foi no Salão do Automóvel de Genebra de 1984 que a Ferrari revelou este supercarro homologado para competição do Grupo B.

Ferrari-288-GTO-840

O Ferrari 288 GTO surgiu há quatro décadas e foi considerado o sucessor do 250 GTO, outro modelo lendário da marca a ostentar as letras GTO: Gran Turismo Omologato. Quer isto dizer, que também o 288 era uma homologação especial para um carro de corrida pensado para competição do Grupo B.

Infelizmente, este supercarro não chegou a mostrar a sua raça em pista, uma vez que o Grupo B de Turismo foi entretanto dissolvido, numa altura em que foram produzidos 272 exemplares, mais 72 do que a Ferrari precisava de acordo com as regras de homologação.

A base para este aniversariante foi o Ferrari 308 GTB menor, embora utilizasse uma nova carroçaria com assinatura Pininfarina que lhe conferiu uma silhueta mais musculada, mas mais leve graças à combinação de fibra de carbono e painéis de fibra de vidro reforçados com Kevlar (foi a primeira vez que este último foi utilizado num automóvel de estrada).

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O Ferrari 288 GTO equipava um motor V-8 biturbo de 2,9 litros que debitava 394 cv de potência associado a uma caixa manual de cinco velocidades, semelhante à que se utilizava nos carros de Fórmula 1 da altura. A velocidade máxima era superior a 300 km/h.

scroll up