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Há 50 anos a visão desportiva da Opel chamou-se Genève

| Revista ACP

Este concept nunca foi produzido para grande pena dos entusiastas de automóveis desportivos.

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Em 1975 a Opel apresentou no Salão de Genebra um desportivo sedutor em todos os aspetos. Com a sua silhueta distintamente plana, o Opel Genève foi, na altura, uma das principais atrações do certame suíço. Com ele, o departamento de design da marca demonstrava, mais uma vez, a sua capacidade visionária, mas não levada à produção em série. Este concept continuou, assim, a ser um sonho que muitos entusiastas de automóveis desportivos celebram até aos dias de hoje.

Mas recuando 50 anos, na altura em que este “show car” impressionou pelas linhas harmoniosas e desportivas, com as suas formas esguias, uma frente poderosa e a linha de tejadilho elegantemente afunilada para baixo, a publicação ‘Automobil Revue’ escreveu, na altura, que “o coupé leve e elegante gira numa plataforma elevatória, servindo, assim, de atrativo para os visitantes. (...) A frente e a traseira são cónicas, com para-choques integrados. Todas as superfícies vidradas, incluindo as laterais, são fortemente encurvadas”. Isto foi possível pelo facto de a Equipa de Design Avançado da Opel, em torno de Erhard Schnell, ter formado o Opel Genève a partir de fibra de vidro e ter conseguido, assim, dar-lhe um estilo que atraiu olhares de admiração muito para além desse certame automóvel.

Apesar da popularidade, este modelo de dois lugares com os seus faróis escamoteáveis, tão típicos dos concept-cars da Opel na altura, nunca viria a ser produzido em série. Para compreender a decisão é necessário recuar até ao início da década de 1970, altura em que o Opel Genève estava a ser planeado como GT-W, denominação provisória de um coupé de proporções incomparáveis, projetado em Rüsselsheim, em 1972.

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Este pequeno e esguio desportivo deveria contar com um motor central rotativo Wankel, de dois rotores, explicação da designação GT-W original do modelo. Mas, fruto da crise petrolífera que, entretanto, eclodiu, o projeto do motor de pistão rotativo viria a ser interrompido em 1974. No entanto, a Opel decidiu manter vivo o belo Opel GT-W, embora com modificações e sob a nova denominação Opel Genève, escolhida para corresponder ao local da sua primeira aparição pública.

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