Também há um Morris “galáctico” no Real Madrid

| Revista ACP

Este clássico foi o carro pessoal de Santiago Bernabeu, o lendário presidente daquele clube de futebol, e agora é peça de museu.

Morris--Bernabeu-840

Foto: Real Madrid

Foi como presidente do Real Madrid que Santiago Bernabeu (1895-1978) se fazia transportar num Morris Oxford Serie V de 1961. Apesar de ser relativamente pequeno era na época considerado um carro de luxo pelo generoso espaço interior que oferecia e design com assinatura Pininfarina.

Bem preservado e na pintura original em azul celeste e branco, escolhida pelo seu proprietário, este Morris Oxford V faz parte do museu do Real Madrid desde 2023, quando foi realizada a sua ampliação. Desde então pode ser admirado durante um passeio pelo reformado estádio Santiago Bernabeu e o museu do clube.

Este clássico que agora brilha no mundo do futebol equipa um motor a gasolina de 1,5 litros e quatro cilindros com uma potência a rondar os 60 cv ao mesmo tempo que atinge uma velocidade máxima de 126 km/h. O modelo foi produzido entre 1959 e 1961, tendo saído de fábrica quase 90.000 unidades.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Entre as histórias que transporta, destaca-se o acidente que em 1968 Santiago Bernabeu sofreu ao volante deste Morris quando se deslocava para a sua segunda casa em Santa Pola, Alicante. A colisão com um veículo pesado causou o seu capotamento do carro com o condutor a escapar ileso e até a pousar ao lado do carro para um fotógrafo que passava. As imagens foram enviadas para a agência EFE com o incidente a ter grande repercussão na altura.

scroll up