A ideia de aplicar o motor de um carro de competição a um carro de estrada não é de agora e o Auto Union Type 52 é a prova.
Designado “Schnellsportswagen” (ou “automóvel desportivo rápido”), o Type 52 foi projetado nos ano 30 do século XX com o objetivo de ser o “supercarro” da Auto Union, uma marca nascida da fusão da Audi, DKW, Horch e Wanderer em 1932.
Na prática, o Type 52 seria a versão de estrada do Type 22 Grand Prix de competição, o modelo que fazia da Auto Union o “alvo a abater” no mundo da competição automóvel na época.
Por isso, o projeto previa que contasse com um motor de 16 cilindros e cerca de 200 cv que permitiria impulsionar a sua carroçaria de linhas aerodinâmicas até aos 200 km/h, valor que faria do Type 52 um dos carros mais rápidos do seu tempo.
Porém, em 1935 o projeto foi abandonado. Afinal, a Alemanha (e o mundo) caminhavam para a Segunda Guerra Mundial e um supercarro estava longe de ser uma prioridade.
Avançando cerca de 90 anos, a Audi (herdeira da Auto Union) decidiu que era altura de “tirar da gaveta” o projeto do Type 52 e no Goodwood Festival of Speed revelou o supercarro que era suposto ter nascido há 90 anos.
Para criar o Auto Union Type 52 a divisão Audi Tradition aliou-se à Crosthwaite & Gardner e recorreu aos planos originais.
Iniciado em 2023, este projeto demorou um ano a ser concluído. Na traseira surge, tal como projetado, um motor com 16 cilindros. Feito de raíz, este viu a cilindrada subir dos 4.0 l originalmente projetados para os 6.0 l.
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Também a potência aumentou nestes 90 anos. Em vez de 200 cv, o Type 52 conta com 512 cv.
Ligeiramente maior do que o previsto no projeto original para acomodar o motor, o Auto Union Type 52 pesa 1450 kg (em vez dos 1300 kg previstos nos anos 30) e conta ainda com outra característica interessante: três lugares dianteiros e posição de condução central, tal e qual acontece no McLaren F1.
Depois de ter encantado no Goodwood Festival of Speed, o Auto Union Type 52 irá agora para o museu da Audi.