Há 50 anos nascia o Citroën CX

| Revista ACP

Sucessor do icónico DS, o Citroën CX conquistou também ele um lugar na história do automóvel.

Citroen-CX

Descendente de uma longa linhagem de modelos topo de gama da Citroën da qual fazem parte propostas como o Traction Avant ou o DS, o Citroën CX foi lançado há 50 anos.

Último modelo projetado pela marca francesa antes desta integrar o grupo PSA (atualmente Stellantis), quando foi lançado em 1974 o CX era uma montra do melhor que a Citroën sabia fazer.

Eleito Carro do Ano Europeu em 1975, o topo de gama da Citroën era um modelo à frente do seu tempo que fazia das linhas aerodinâmicas, da suspensão hidropneumática e do interior ergonómico os seus argumentos.

Produzido entre 1974 e 1991, o Citroën CX foi também o responsável por uma série de estreias na marca e na própria indústria automóvel gaulesa. Na Citroën foi dos primeiros modelos de passageiros a contar com um motor Diesel.

Em 1985, e com a segurança como foco, tornou-se no primeiro automóvel francês a contar com ABS. Tal como o seu antecessor, o DS, também o CX contou com uma gama extensa e completa.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A esta não faltaram a versão carrinha, na qual se destacavam o espaço e o conforto, e ainda a versão desportiva GTI, que fazia do CX uma das propostas mais velozes do segmento naquela época.

A história do CX cruza-se ainda com a de Portugal. Afinal, entre 1977 e 1983 saíram da linha de produção em Mangualde cerca de 1800 unidades do topo de gama da Citroën. Destas 72 eram ambulâncias que depois foram distribuídas por várias corporações de Bombeiros do país.

scroll up