Inicialmente implementadas em 2019 com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e reduzir a poluição atmosférica, desde então as Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) têm sido motivo de discórdia em França.
Consideradas por muitos como uma forma de aumentar as desigualdades sociais, estas polémicas zonas podem ter agora os dias contados.
A comissão especial Assembleia Nacional Francesa responsável pelo estudo do projeto de lei de "simplificação da vida económica" votou no passado dia 26 de março a favor da supressão das ZER no país.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A principal justificação apresentada pelos defensores desta supressão é a necessidade de aliviar as dificuldades económicas dos cidadãos de rendimentos mais baixos, que se sentem prejudicados pelas restrições de circulação impostas.
Embora a supressão das ZER tenha sido aprovada nesta fase, ainda será necessário que a medida seja ratificada na sessão plenária da Assembleia Nacional, onde poderá ser alvo de novas alterações.
Caso seja aprovada a abolição das ZER, a medida poderá ter implicações não só para a França, mas também para o cumprimento das normas ambientais da União Europeia.