Rovanpera vence na Grécia e está perto de renovar o título

| Revista ACP

O campeão do mundo superou todas as dificuldades e está muito próximo de chegar ao 2º título consecutivo no WRC.

Rovanpera-Grecia-900

Como é habitual na Grécia, que completou nesta edição 70 anos no Campeonato do Mundo de Ralis, a dureza dos troços é palavra de ordem para todos os concorrentes Este ano, Thierry Neuville, Ott Tanak e Sébstien Ogier sofreram na pele com problemas mecânicos, depois de discutirem a vitória na prova grega. Quem deu mais um recital de condução foi o campeão do mundo Kalle Rovanpera que, para além de aproveitar os azares dos concorrentes mais diretos, também mostrou as virtudes de um campeão que está cada vez mais perto de revalidar o título, vencendo inclusivamente a Power Stage, saindo da Acrópole com a pontuação máxima.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Rovanpera e a Toyota estão a caminho de revalidar os títulos, quando faltam apenas três provas para o final doo WRC 2023. A Toyota assina mais uma dobradinha, com Elfyn Evans a subir ao 2º lugar a 1m31,7 do vencedor, depois de duelo intenso com Dani Sordo, que levou o Hyundai à 3ª posição, apenas a 4,2 segundos de Evans. Num rali que se tornou ainda mais duro devido às intensas chuvas que tornaram os pisos ainda mais difíceis, Ott Tanak registou problemas no Ford Puma demasiado cedo, acabando, no entanto, por recuperar até ao 4º lugar, mas a distantes 4m28,4 de Rovanpera. O Hyundai i20 N Rally1 de Esapekka Lappi e o Toyota GR Yaris Rally1 de Takamoto Katsuta, que também registaram diversos problemas, terminaram respetivamente no 5º e 6º lugar, mas a enormes distâncias do vencedor.

Na categoria WRC2 a luta foi interessante de seguir, aqui também com uma dobradinha da Skoda. Andreas Mikkelsen acabou por ser o grande vencedor, com 10,3 segundos de vantagem para Gus Greensmith, seguidos pelo Citroen C3 Rally2 de Yohan Rossel. O “top ten” do Rali da Grécia fechou com Sébastien Ogier depois de ter recuperado importantes posições.

Depois do Rali da Grécia e antes do Chile que arranca já a 28 de setembro, tudo parece definido, embora matematicamente as contas ainda não estejam fechadas. Kalle Rovanpera comanda o WRC 2023 com 200 pontos, seguido pelo seu colega de equipa na Toyota Elfyn Evans que totaliza 167 pontos, enquanto Thierry Neuville soma 134 e Ott Tanaak 119 pontos. Sébastien Ogier é o 5º classificado com 99 pontos. Entre os construtores a Toyota volta a dar carta, comandando com 430 pontos, seguida pela Hyundai com 339 e pela M-Sport Ford com 220 pontos.

scroll up