Um carro manchado, sem brilho e com a cor original alterada dá nas vistas pelos piores motivos. A pintura do carro é talvez dos elementos que mais sofre com a exposição prolongada ao sol sendo, por isso, importante preservá-la.
No entanto, alguns danos podem ser reparados de forma simples, com as soluções certas. Saiba como.
O impacto do sol no carro
Proteger o automóvel dos raios solares nem sempre é possível. Como consequência, acaba por haver desgaste no interior e exterior da viatura. Os estofos de tecido ou de pele podem perder cor, o revestimento do volante pode ficar “queimado”, assim como os plásticos e outros materiais que, além da cor, muitas vezes perdem também a sua maleabilidade original.
No exterior, a pintura do carro pode ficar queimada, ganhando manchas e perdendo brilho. As borrachas podem perder a elasticidade original e a sua funcionalidade. E os pneus acabam por ter um desgaste maior e necessitar de substituição mais rápida. Por uma questão estética e para reduzir custos de manutenção, bem como garantir futuramente o valor do carro, é importante proteger o carro do sol e cuidá-lo.
Como recuperar a pintura do carro
A pintura do carro é, em muitos casos, a mais afetada pelos raios solares. Mas, por vezes, é possível a sua recuperação. Siga estes passos:
É importante retirar todas as impurezas e eliminar a sujidade antes de começar o processo de recuperação da pintura do carro, para fazer uma melhor avaliação do estado do verniz e da pintura.
- Identifique a cor da pintura
Antes de pintar, é necessário conhecer a cor exata da carroçaria. O código de cor é constituído por letras e números e, dependendo do modelo do veículo, costuma constar numa etiqueta localizada no seu interior junto às portas ou no porta-luvas ou até junto ao motor.
Depois de conhecido o código, basta aplicar um spray que corresponda à cor indicada, seguindo as instruções de utilização.
- Proceda ao polimento e enceramento
Reparada a pintura, é necessário polir e encerar. Existem vários produtos no mercado que garantem um bom resultado. Encerar a pintura do carro permite que esta fique protegida não apenas de resíduos e sujidades, mas também do sol. Este é um processo que pode ser repetido com alguma frequência, para garantir uma proteção mais prolongada.
Existem também soluções de aplicação profissional que garantem resultados mais duradouros, como o polimento técnico ou cerâmico, ou até películas de proteção de pintura (PPF) que podem ser aplicadas para proteger a pintura do carro na totalidade.
- Previna-se e proteja o carro
Cuidar do carro, protegendo-o do sol, é a melhor solução. Para isso, use frequentemente produtos adequados para limpeza do interior e exterior, e prefira o estacionamento coberto ou à sombra (sempre que possível, em garagens).
- Solicite ajuda profissional
Se o desgaste for muito extenso e profundo, e já incluir oxidação das peças, pode ser preciso solicitar ajuda profissional, com equipamentos e produtos específicos. Uma atuação por conta própria pode agravar e implicar custos de reparação elevados.
Carro protegido em qualquer lugar
Faça chuva ou faça sol, o importante é ter o seu automóvel sempre protegido. Com o seguro automóvel ACP tem várias vantagens que protegem o seu carro: proteção de avarias, número ilimitado de assistências em viagem, veículo de substituição e assistência jurídica ACP, tudo ao preço único de 10,99€/mês.
Conheça melhor o seguro automóvel ACP
TODOS OS DETALHES