Cuidados e manutenção de carros descapotáveis

Uma vida mais longa para carros especiais

Sempre que chega o verão, os carros descapotáveis são cobiçados por muitos condutores. Mas como é ter um descapotável durante o inverno? Os verdadeiros amantes de carros descapotáveis sabem lidar com as desvantagens destes veículos em meses menos soalheiros. Talvez porque conhecem os cuidados necessários para se manterem impecáveis.

Prós e contras dos carros descapotáveis

Se está a pensar em optar por um descapotável, é importante ter em conta algumas características:

Prós

  • Visibilidade

São vários os modelos de carros descapotáveis, todos com as suas especificações. Mas há algo que têm em comum: melhor visibilidade do que um carro convencional. Logo, pode ser mais fácil manobrar e estacionar, dado o raio de visão que a capota aberta permite.

  • Versatilidade

Na verdade, a maior parte dos carros descapotáveis podem ser facilmente “fechados”, transformando-se num coupé. Assim, pode optar por viajar com “os cabelos à solta” ou devidamente protegido.

  • Mais altura

Sem teto, os carros descapotáveis são uma mais-valia para pessoas altas. Porém, é preciso ter em atenção que ficar com a cabeça demasiado exposta pode ser um grande risco.

Contras

  • Degradação do chassis

Por não terem um teto fixo, os carros descapotáveis perdem uma parte importante da estrutura, o que pode originar uma “torção do chassis”.

  • Menos segurança

Ao viajar sem nada a proteger por cima, é mais fácil entrarem objetos que podem ferir os ocupantes. Da mesma forma, os carros descapotáveis são alvos mais fáceis de assaltar. Ainda falando em segurança, o capotamento num automóvel deste tipo torna-se (ainda) mais perigoso.

  • Envelhecimento precoce do interior

O interior mais exposto a fatores externos, como sol e chuva, acaba por degradar precocemente o interior, sobretudo se não houver manutenção.

Cuidados a ter com um descapotável

Por não estarem tão protegidos, os descapotáveis requerem mais cuidados:

  1. Ter uma garagem
    É a proteção indicada se optar por ter um carro descapotável. Não só acaba por dormir mais descansado, como o carro fica mais protegido de agressões externas, como o sol, a chuva ou dejetos de animais.

  2. Cuidar da capota/lona
    A capota dos carros descapotáveis permite proteger o interior do carro, sempre que necessário. É a capota que permite que o interior não se molhe ou que não fique tão exposto aos raios solares. Por isso, é importante cuidar dela. Aplicar-lhe um produto que a torne impermeável é uma das formas de a cuidar.

  3. Limpar o interior
    É inevitável que os interiores dos carros descapotáveis ganhem mais sujidade do que um coupé. Assim, é importante limpar o interior frequentemente, de modo a mantê-lo em condições, assim como tratar eventuais danos. Para uma limpeza mais profunda, procure ajuda de um especialista, como os dos Serviços Rápidos ACP.

  4. Optar por um tonneau
    Regra geral, os proprietários de descapotáveis deixam a capota de lado, utilizando-a muito raramente, uma vez que durante o verão, não vão pôr e tirá-la vezes sem conta. Nestes casos, o melhor é optar por um tonneau: é mais leve e fácil de colocar, protegendo igualmente o interior do carro.

Cuidado profissional 

Um carro descapotável obriga a uma regular e cuidada manutenção, para minimizar a exposição a fatores externos e beneficiar de uma vida mais longa. Para isso, é importante escolher os melhores produtos de proteção. Nos Serviços Rápidos ACP, os especialistas sabem o que aplicar e como proteger estas viaturas. Além da limpeza do veículo, disponibilizam também o serviço de impermeabilização de capotas de lona e estofos de tecido. Para que o seu carro descapotável se mantenha como novo por mais tempo. 

Conheça os Serviços Rápidos ACP
Saiba mais

scroll up