Os veículos elétricos têm vindo a ganhar cada vez mais espaço no mercado automóvel. A preocupação com o ambiente é um dos principais motivos para este aumento, em detrimento dos carros a combustão. No ensino da condução, começam a surgir escolas que já têm na sua frota veículos elétricos. Porém, aprender a conduzir numa destas viaturas pode ter implicações. Saiba quais.
Quais são as diferenças entre a condução de um carro elétrico e a de um carro a combustão?
A principal diferença na condução é que os veículos elétricos não têm caixa de velocidades nem embraiagem, ou seja, assemelham-se a um carro com mudanças automáticas. Além disso, a aceleração é diferente, pois o binário máximo encontra-se disponível desde o momento do arranque, o que significa que há um arranque instantâneo, com a potência total da viatura. Mas existem outras diferenças entre estes dois tipos de veículos. A manutenção é um exemplo, e o seu custo é tendencialmente mais barato do que o de um automóvel a combustão.
É possível tirar a carta num carro elétrico?
Sim, é possível aprender a conduzir e tirar a carta num carro elétrico. Face à crescente procura, já começam a surgir escolas de condução com elétricos na sua frota.
Existem limitações se tirar a carta de condução num carro elétrico?
Apesar de não haver qualquer constrangimento em realizar o exame de condução num veículo elétrico, existem, posteriormente, limitações na carta de quem o faz.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 174/2009, é possível fazer a prova de aptidão e de comportamento num carro elétrico, ou seja, num veículo sem pedal de embraiagem. Contudo, na carta de condução ficará registado que aprendeu a conduzir num elétrico, “não podendo o seu titular conduzir veículos de caixa manual”. Ou seja, quem optar por tirar a carta de condução num elétrico ou num carro automático fica habilitado a conduzir apenas veículos com transmissão automática. Esta limitação deve-se ao facto de que a condução de uma viatura de transmissão manual exige outros conhecimentos e práticas que não existem nos veículos 100% elétricos ou nos carros automáticos. No entanto, se mais tarde pretender atualizar a carta de condução para conduzir carros de transmissão manual, será apenas necessário fazer a prova prática num veículo com manual. As escolas de condução ACP têm profissionais preparados para ajudarem os condutores nessa transição.
Escolha um carro amigo do ambiente
Quer tenha tirado a carta num carro elétrico ou num veículo a combustão, o ACP disponibiliza um serviço de renting de carros elétricos, para que possa deslocar-se sem pôr em causa o ambiente. O valor do serviço inclui a manutenção, impostos, e despesas e oferta de carregamentos no valor de 250€ na app ACP Electric. Os sócios beneficiam ainda de desconto exclusivo até 5%.
Saiba mais sobre o renting de carros elétricos ACP
Saiba mais