A bola de reboque, assim como os suportes traseiros, são utilizados para o transporte de bicicletas, apesar da primeira poder ser uma extensão para transportar outros objetos de maior dimensão. Se a sua função não causa grandes dúvidas, o mesmo não acontece com a forma como deve ser utilizada:
- A bola de reboque deve estar averbada no Documento Único Automóvel (DUA)?
- Pode ser usada mesmo sem atrelado?
- E o suporte traseiro para bicicletas, também pode estar na viatura mesmo sem utilização?
Bola de reboque: é necessário estar averbada no DUA?
No artigo 115.º do Código da Estrada refere-se: “Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais”. E talvez aqui surja a grande dúvida: a bola de reboque é considerada uma alteração de característica? Não, a bola de reboque não é considerada como alteração de características. E, por isso, a sua averbação no DUA não é obrigatória. No entanto, não se pode utilizar um gancho de reboque sem ser com o atrelado e desde que não conste no certificado de matrícula o peso bruto rebocável.
E o suporte traseiro para bicicletas?
Tal como a bola de reboque, também este suporte não necessita de estar averbado no DUA. Contudo, há aspetos legais que se deve ter em conta, como a obrigatoriedade da matrícula e os farolins traseiros estarem visíveis. Além disso, é também imperativo que as bicicletas montadas no suporte não excedam:
- Comprimento de 55 centímetros para a frente e 45 com centímetros à retaguarda além dos pontos extremos do veículo;
- A largura do automóvel;
- A altura de 4 metros.
Caso aconteça, é necessária uma autorização específica, que deve ser renovada anualmente.
O veículo pode circular com a bola de reboque sem atrelado?
A bola de reboque não pode ser utilizada sem atrelado, porque acaba por exceder o comprimento do veículo e pôr em risco a segurança rodoviária.
Que modelos de bola de reboque e de suporte traseiro para bicicletas deve utilizar?
Pode optar por qualquer modelo de bola de reboque ou de suporte traseiro para bicicletas, desde que estejam homologados na União Europeia. Tenha também em conta as respetivas dimensões legais. Além das dimensões do suporte traseiro para bicicletas já referidas, no caso da bola de reboque, não pode ultrapassar a parte traseira do veículo em mais de 15% do comprimento. Por exemplo, se o carro medir quatro metros, a bola de reboque não deve sobressair mais de 0,60 metros na parte traseira.
Na Loja ACP, encontra o material que necessita e devidamente homologado, para evitar multas e viajar em segurança.
Segurança acima de tudo
Independentemente da solução de transporte de bicicletas ou outros objetos, não se esqueça do seguro auto. Por apenas 10,99€/mês, os sócios ACP com assistência em viagem têm um seguro automóvel contra terceiros, com assistências ilimitadas, 5 dias de veículo de substituição e um preço único, seja qual for a cilindrada do carro
Conheça todas as vantagens do seguro automóvel ACP
Saiba mais