Com mais de 4 hectares, o Jardim Botânico apresenta espaços muito diversificados, dominados pela elegância da Casa Andresen, cujo nome evoca importantes vultos da literatura portuguesa do século XX: Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.
O Jardim Botânico do Porto assume importância pela sua vertente botânica, possuindo um conjunto significativo de espécies raras e de vasta dimensão, nomeadamente espécies exóticas. É ainda representativo das quintas de recreio do Porto oitocentista e é também um espaço literário: um lugar de referência na vida e na obra dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.
Sabia que?
Os antigos proprietários, Joana e João Andresen, eram avós de Sophia de Mello Breyner e Ruben A.
Visitas guiadas individuais, gratuitas ao fim-de-semana:
Programa de visitas guiadas para o público invidual aos espaços mais emblemáticos do Jardim Botânico, enquadrando aspectos históricos, botânicos e literários do mais belo espaço universitário do Porto. Face à riqueza deste jardim pretende-se também sensibilizar para a importância da conservação da biodiversidade.
Visitas guiadas para grupos:
A Universidade do Porto mantém um programa de visitas guiadas pagas – para grupos escolares ou outros grupos organizados – enquadrando os aspectos históricos, botânicos e literários do mais belo espaço universitário do Porto. A inscrição nas visitas é realizada através aqui.
Contactos:
Rua do Campo Alegre, 1191
4150-181 Porto, Portugal
Contacto geral (Casa Andresen): 220 408 727
Marcação de visitas guiadas: 933 086 492
Horário:
Dias úteis, das 9h às 18h e aos fins de semana, das 10h às 18h. Encerra a 24 e 25 de dezembro e 1 de janeiro
Entrada livre.