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Arkana é o primeiro SUV híbrido Renault e vem para a Europa

| Revista ACP

O novo modelo da marca do losango reúne as mais avançadas tecnologias híbridas ao mesmo tempo que combina robustez e dinamismo.

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O novo Renault Arkana combina as caraterísticas de um SUV e de um coupé, oferecendo avançadas tecnologias híbridas, com o melhor de dois os mundos – uma confortável posição de condução sobrelevada, um generoso espaço interior, uma apreciável capacidade para bagagens, bem como um estilo inovador e distinto. Este modelo assegura uma experiência de condução ainda mais ágil e entusiasmante, especialmente com o nível R.S Line e com a última e mais evoluída tecnologia totalmente híbrida – E-TECH Hybrid – para além da restante oferta de motores 1.3 TCe, associados a um sistema micro-híbrido de 12V. Na Europa, o Arkana é baseado na plataforma modular CMF-B da Aliança, a mesma que também equipa as últimas gerações do Clio e do Captur.

O seu perfil é um dos seus traços mais distintivos. Os contornos SUV-Coupé, que combinam robustez e dinamismo, são imediatamente reconhecíveis tornando-o único no segmento. Mede 4,568 mm de comprimento, 1,571 mm de altura e tem uma distância entre-eixos de 2,720 mm. As dimensões gerais do modelo garantem linhas fluídas e um visual elegante.

Este modelo que vai chegar ao mercado europeu no primeiro semestre de 2021, será lançado com sete cores de carroçaria: Branco Opaco, Branco Pérola, Cinzento Metalizado, Azul Zanzibar, Vermelho Fogo e Laranja Valencia (exclusivo das versões R.S. Line). O opcional teto em negro reforça, ainda mais, o aspeto dinâmico do novo Arkana, assim como os três tipos de jantes de 17” e 18” que estarão disponíveis.

O Arkana é o terceiro modelo da gama Renault (depois do Clio e do Novo Mégane) a oferecer uma versão com acabamentos R.S. Line, que combinam, na perfeição, a elegância com o dinamismo. Esta vai beber a inspiração ao ADN desportivo da Renault e ao icónico Mégane R.S. O para-choques, com aplicações em vermelho, e as jantes sombreadas são detalhes exclusivos desta versão. O emblema “R.S. Line” foi incorporada na zona lateral dianteira, enquanto na traseira sobressaem as duas ponteiras de escape cromadas e uma embaladeira escurecida, específicos desta versão R.S. Line.

O habitáculo da versão R.S. Line tem várias caraterísticas distintivas, nomeadamente um acabamento tipo carbono no tablier e revestimentos das portas, uma faixa vermelha que percorre o topo do tablier e um teto em tecido negro. Elegantes e desportivos pespontos em vermelho embelezam o volante em pele, assim como os bancos em pele e tecido e os painéis das portas, enquanto uma outra faixa vermelha acentua a cor dos cintos de segurança. A completar este pacote de equipamento, temos os pedais desportivos em alumínio, um comando da caixa específico (e-shifter) no caso da versão E-TECH Hybrid, e, por fim, os emblemas R.S. Line que simbolizam este acabamento.

A motorização híbrida é a mesma que está disponível no Clio E-TECH Hybrid, que assegura que o Arkana arranque sempre no modo elétrico, oferecendo um acrescido prazer de condução em todas as situações. Esta motorização oferece um excelente rendimento energético, graças à inovadora caixa multi-modo, ao evoluído sistema de recuperação da energia em travagem e à alta capacidade do sistema de carregamento da bateria automático.

Com o sistema E-TECH, o Arkana pode rodar até 80% do tempo em cidade no modo elétrico, reduzindo assim até 40% as emissões de CO2 e os gastos de combustível, quando comparado com uma motorização convencional a combustão. O condutor pode ainda tirar partido do sistema MULTI-SENSE, que permite selecionar modos de utilização distintos: My Sense para a condução diária, ECO para garantir consumos e emissões ainda mais reduzidos e Sport, que combina a potência dos motores para garantir melhores prestações dinâmicas.

O novo Arkana também inclui o potente e eficiente motor de quatro cilindros, 1.3 TCe, com injeção direta de gasolina. Combinado com a caixa automática de dupla embraiagem EDC, o 1.3 TCe estará disponível, numa primeira fase, na versão de 140 cv e, posteriormente, na mais potente de 160 cv. Também terá uma novidade sob o capot: o motor 1.3 TCe equipado com um sistema micro-híbrido, composto por um alternador/motor de arranque associado a uma bateria de iões de lítio de 12V posicionada sob o assento do passageiro.

Esta tecnologia beneficia o sistema start/stop e permite a regeneração de energia durante as desacelerações. Também assiste o motor de combustão durante as fases em que o consumo de combustível é maior, quando o 1.3 TCe arranca ou acelera. Reduz os consumos de combustível e as emissões de CO2, assegura uma maior suavidade sempre que o motor reinicia a marcha e garante um maior conforto na condução.

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