6 pontos a verificar

Verifique antes de comprar

Alguns pontos que devem ser apreciados antes da aquisição de um veículo automóvel. O importante é que para uma mais fácil e acertada escolha, esteja consciente de:

  1. Tipo de Viatura de que precisa - Preciso de um carro apenas para andar na cidade, ou com uma vertente familiar, com bagageira. De preferência opte sempre por um carro que se adeqúe às suas necessidades.

  2. Orçamento disponível - O orçamento condiciona o tipo de viatura a adquirir, mas consoante o plafond pode-se encontrar o mesmo tipo de carro com maior ou menor antiguidade. Também deve-se ter em conta o custo de manutenção da viatura que se pretende adquirir, porque para a preservar será sempre necessário efectuar a manutenção adequada.

  3. Modos de pagamento - Pagamento a pronto ou pagamento a crédito. As condições de pagamento a crédito, normalmente são mais penalizadoras do que as condições para viaturas novas.

  4. Método de Escolha - Apesar da oferta de carros usados ser em elevado número, quando se começa a procurar, se não o fizermos de forma estruturada, origina uma grande perca de tempo para encontrar um automóvel que se adeqúe às necessidades.

  5. Ter noção do valor médio da viatura que estamos a ver - Viaturas com preços mais elevados não são uma boa compra, mas viaturas excepcionalmente baratas, não são muito usuais, e normalmente ocultam defeitos ou necessidades de reparações urgentes. Enquanto nos carros novos os preços são públicos e similares por recomendação da marca, no caso do preço dos usados existe várias formas de deliberação dos preços, não havendo um método consensual de valorização de um usado. Mas a cotação de um usado genérico, pressupõe-se que o carro estará em óptimas condições e com um uso quilometragem média para o tempo de uso. O preço de um carro específico dependerá das condições de aparência e mecânica, quilometragem, e está sujeito à lei da procura e da oferta.

  6. Orçamentar todos os custos - Além do valor do carro a adquirir, é necessário ter noção de os outros custos que advêm da compra, nomeadamente, os custos de registo da viatura, próxima inspecção, se é necessário trocar pneus, se está próxima uma revisão.