6 ideias para evitar tocar na cara

Sugestões de proteção contra o novo coronavírus

De acordo com pesquisas, em média o ser humano leva as mãos à cara 23 vezes por hora. Esse hábito, muitas vezes inconsciente e que funciona como um mecanismo de auto relaxamento e de combate ao stress, acontece principalmente no queixo e áreas junto à boca, nariz e olhos. Trata-se de um comportamento particularmente perigoso, quando as mãos não estão devidamente limpas e desinfetadas, pois estas zonas do corpo são uma porta de entrada para vírus. Assim, o grande desafio é saber como evitar tocar na cara. Para isso, indicamos-lhe 6 truques que vão ajudar a evitar este hábito.

1. Saiba porque toca na cara

Ao identificar as razões que o fazem levar as mãos à face, olhos, boca e nariz, é mais fácil lutar contra este hábito compulsivo. Muitas vezes, este gesto está associado a situações de conforto, como mexer no cabelo ou apoiar o queixo quando estamos em frente a um computador, especialmente nesta fase de quarentena em que muitos trabalham em casa. Outra razão comum é o esfregar de olhos, que pode ser contrariado através do recurso a gotas hidratantes, quando se trate de secura ocular. A utilização de óculos desencoraja igualmente o ato de levar as mãos aos olhos, principalmente se usar lentes de contacto.

2. Mantenha as mãos ocupadas

Esta é a forma mais fácil de combater o hábito de levar as mãos à cara. Para isso use, por exemplo, objetos anti-stress, como bolas ou materiais de textura mole e maleável, nunca se esquecendo de os desinfetar convenientemente. Outra ideia que pode ser eficaz é praticar alternativas ao gesto de levar as mãos à cara: sempre que enfrentar essa tentação coloque, por exemplo, as mãos nos bolsos, no colo, ou no rato do computador. Pode ainda canalizar essa vontade para o toque em anéis ou relógios, ou mesmo cruzar os braços.

3. Coloque lembretes no computador

Principalmente para aqueles que estão a trabalhar em casa ou passem tempo ao computador, uma boa forma de alerta e de aviso para não levar as mãos à cara é escrevê-lo em post-its e colá-los à volta do ecrã.

4. Peça ajuda online

Sites como Do Not Touch Your Face (não toque na sua cara) são uma boa forma de contrariar o hábito de levar as mãos à cara. O primeiro passo é filmar-se durante breves segundos sem, claro, tocar no rosto. A seguir, volte a posar para a câmara, mas, desta vez, depois de ter desinfetado bem as mãos, leve-as à cara. Depois, deve manter-se nesta página, autorizar o acesso à câmara do seu computador, sendo notificado sempre que tocar no rosto, graças ao algoritmo inteligente do site. E sempre que infringir essa regra de boa higiene, receberá uma mensagem a avisá-lo.

5. Utilize sabonete ou creme com cheiro ativo

Junte o útil ao agradável pois, além de tratar da higiene das mãos, um cheiro mais ativo serve de lembrete, através do olfato, para evitar tocar na cara. Outra alternativa é recorrer a um verniz amargo, como aqueles que se utilizam para evitar roer as unhas.

6. Utilize um lenço de papel

Caso não consiga mesmo evitar levar as mãos à cara, seja para se coçar, esfregar o nariz ou para um gesto tão banal como ajustar os óculos, recorra a um lenço de papel em vez de o fazer diretamente com os dedos. Lembre-se ainda de o deitar fora logo a seguir.

Sabia que como sócio ACP tem apoio médico permanente?

Através do Plano ACP Saúde, gratuito para todos os sócios, tem acesso a teleconsultas gratuitas de clínica geral e teleconsultas de especialidade.

Saiba mais

Fontes:
www.ncbi.nlm.nih.gov
https://greatergood.berkeley.edu
www.ncbi.nlm.nih.gov
www.who.int
www.nytimes.com
www.bbc.com
scroll up