Tal como nos carros com caixas de velocidades normais, existem posições às quais devemos prestar atenção. A diferença aqui reside na frequência com que as utilizamos – e, claro, nas devidas funções. Uma caixa de velocidades automática está normalmente categorizada com 4 iniciais: “P”, “R”, “N” e “D”, cada uma com um significado próprio.
P – Park, Parque: posição que deve selecionar quando estacionar o veículo.
R – Reverse: para fazer marcha atrás.
N – Neutral: por outras palavras, o “ponto morto”.
D – Drive: a opção que deve selecionar para avançar com o veículo.
Este é o formato mais comum e presente nos primeiros modelos destes veículos; o objetivo passa por escolher um regime particular em situações singulares.
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Se não há embraiagem, o que faço com o pé esquerdo?
Estamos habituados a que cada pé tenha uma função específica durante a condução – o direito para o travão e o acelerador, e o esquerdo para dominar a embraiagem. Mas em vez destes três pedais, os carros automáticos só têm dois: o acelerador e o travão. A necessidade de utilizar o pé esquerdo desaparece, e tal mudança pode criar algum nível de desconforto ao condutor. É importante ter uma atenção redobrada durante as primeiras viagens ao volante destes modelos, até porque o pedal do travão é bastante maior do que os dos carros convencionais.