Com que frequência avariam os veículos elétricos?
Tal como outros dispositivos que funcionam a eletricidade, os carros elétricos são suscetíveis ao desgaste. No entanto, uma das muitas vantagens de usar um veículo elétrico é que não tem de usar peças complicadas como embraiagem, arranque, motor de combustão interna, radiador ou escape. Estas peças podem fazer com que qualquer carro movido a gasolina tenha uma avaria. Sem eles, estes fatores poderiam reduzir a probabilidade de o seu veículo elétrico avariar.
É claro que os carros elétricos também têm peças que os carros movidos a gasolina não têm. Estas diferentes peças conduzem a um desgaste mais lento em comparação com os veículos de combustão. Um exemplo disso é o travão do EV. O carro aplica os travões através de travagem regenerativa, tornando-o menos sujeito a desgaste precoce.
Manutenção de veículos elétricos?
Antes de comprar um carro elétrico, a primeira pergunta que pode surgir na sua cabeça é: "Qual é a esperança de vida de um carro elétrico?" Depende da manutenção e da forma como a utiliza. Uma das principais razões de mudança para veículos elétricos é que não é necessária muita manutenção.
A manutenção programada de uma viatura elétrica pode incluir:
- Escovas de limpa vidros
- Filtro do habitáculo
- Lâmpadas
- Pneus
- Pastilhas de travão
- Óleo dos travões
- Cargas de A/C
- Amortecedores
- Líquido anticongelante
- Atualizações de software
O principal problema é quando a bateria se esgota. A substituição de uma bateria de um carro elétrico pode ser dispendiosa. É por isso que precisa de saber a autonomia do seu carro para poder estimar quanto tempo a bateria vai durar.
É expectável que os veículos elétricos avariem menos que os carros de combustão. A justificação deve-se à menor complexidade mecânica dos automóveis elétricos em comparação com os de combustão. No entanto, uma avaria num veículo elétrico pode ter custos mais elevados, devido à menor qunatidade de opções de reparação, relativamente a um veículo a combustão.
Uma ocorrência que requer uma reparação rápida ou simples para um carro de combustão pode exigir uma substituição importante para um veículo elétrico.
Os carros elétricos têm menos avarias do que os carros normais?
A resposta rápida a esta pergunta é não.
A velocidade e a forma como se conduz o carro afetam a autonomia de um veículo elétrico. Não usar travagem regenerativa nas estradas urbanas diminuirá a autonomia. O objetivo da travagem regenerativa é converter a energia em eletricidade, que o carro pode utilizar para recarregar a bateria.
Fatores que podem contribuir para a avaria de um veículo elétrico:
- Falhas de software.
- Falha no sistema de ar condicionado do carro, uma vez que também é utilizado para arrefecer as baterias quando é necessária uma carga rápida.
- Velocidade excessiva, podendo entrar em modo de emergência.
- Bloqueio na tomada do carregador de bateria.
Com que frequência avariam os veículos elétricos?
A bateria de um veículo elétrico pode durar em média 10 anos, dependendo da frequência com que utiliza a viatura e a forma como carrega as baterias, sobretudo se recorreu a um elevado número de cargas rápidas. Passado esse período, a autonomia da bateria pode baixar para os 40%.
Os fabricantes de automóveis elétricos estão a desenvolver novos modelos com outros materiais na construção de baterias. Esta melhoria poderá reduzir o custo da substituição da bateria, quando esta chegar ao fim da sua vida útil.
O custo da troca da bateria de tração continua a ser a grande desvantagem dos veículos elétricos. O preço de uma bateria nova pode ser mais de metade do custo de um carro novo.
É por isso que a maioria dos proprietários de veículos elétricos prefere comprar um carro novo em vez de substituir a bateria.
Os veículos elétricos avariam menos e são menos dispendiosos de manter, mas a sua vida útil é mais curta do que a dos carros normais.
Peças de veículos elétricos suscetíveis de reparação
Prinicpais peças de automóveis elétricos que avariam e precisam de ser reparadas ou substituídas:
- Pneus furados
- Problemas de software
- Lâmpadas fundidas
- Vidros partidos
- Escovas de limpa vidros
- Pastilhas de travão
A frequência de avarias dos carros elétricos depende do tempo de utilização do carro e da sua manutenção.