Na saúde, o essencial é escolher bem

Cartão, seguro, plano de saúde? Para escolher, basta saber.

Porquê um seguro de saúde? E qual escolher? 

Os seguros de saúde facilitam soluções na eventualidade de uma doença. O Sistema Nacional de Saúde possui respostas para todos os casos, mas a rapidez e as condições de prestação de cuidados nem sempre são as ideais, provocando um aumento da procura de seguros de saúde. No entanto, as soluções do mercado são tantas que as dúvidas disparam. Como distinguir, comparar e escolher?

Para saber se um seguro de saúde é indicado para si, faça as contas e verifique o número de consultas e de tratamentos do ano anterior, comparando o que gastou anualmente com o preço total a pagar pelo seguro de saúde.

Subscrever um seguro de saúde dependerá sempre de pessoa para pessoa. A idade determina em grande medida a sua compensação, bem como a realidade familiar (filhos, ascendentes seniores, etc.). O ideal é analisar as necessidades e definir a solução mais indicada.

Acima de tudo, decida bem informado.

Critérios e cuidados ao escolher um plano de saúde

Há cada vez mais propostas provenientes dos mais variados contextos e empresas. Por isso, antes de escolher um plano de saúde, tenha em conta alguns critérios essenciais:

  • Escolha de acordo com o seu perfil: analise a oferta, o seu orçamento, se tem filhos, se é mulher (gravidez) e a idade.
  • Compare soluções de diferentes entidades.
  • Verifique a rede de prestadores de saúde (médicos, clínicas e hospitais) e se aqueles que pretende estão abrangidos.
  • Verifique as coberturas e as exclusões (nos seguros de acidente e doença, é de capital importância).
  • Num seguro, informe-se sobre preços (chamados prémios) e sobre a evolução de preços consoante a idade.
  • Nos cartões de saúde, além de ver e comparar a rede de prestadores, veja os preços tabelados das consultas e restantes atos médicos. 
  • Nas propostas online, tenha especial atenção com as que pedem informação pessoal e de contacto antes de revelar detalhes dos planos ou seguros de saúde (coberturas, redes de médicos e hospitais, preços de atos médicos) e dê preferência às que têm um telefone de contacto.
  • Consulte as condições e peça informação por email ou, se preferir, recorra a um mediador credível.

Diferenças entre seguro de saúde e plano de saúde

Há 4 grandes diferenças entre seguro de saúde e plano de saúde no acesso às respetivas redes privadas de saúde:

  • Coberturas
  • Forma de benefício no custo do ato médico
  • Exclusão por idade ou doenças pré-existentes
  • Preço

Plano de saúde

É sobretudo usado nas despesas recorrentes de saúde (consultas e exames), permite desconto direto no ato médico numa rede específica de prestadores, não tem exclusão por doenças pré-existentes e é mais barato do que o seguro. Conheça as soluções que o clube tem para si - Plano ACP Saúde (gratuito para todos os sócios), ACP Saúde Prime, ACP Saúde Prime Oral ou ACP Saúde Prime Total que junta os dois anteriores.

Seguro de saúde

Inclui maior abrangência de coberturas em caso de acidente, doença ou outra necessidade de saúde, como cirurgias e hospitalizações. Pode possuir uma franquia e funciona através de comparticipação na despesa (diretamente ou por reembolso). Tem restrições de acesso em caso de doenças pré-existentes, limites de idade de adesão e é mais dispendioso. O ACP coloca ao seu dispor dois seguros de saúde: seguro por reembolso e seguro em rede convencionada.

O plano de saúde certo para si

Num mercado cada vez mais dinâmico, com análise comparativa ou com um parceiro credível, é possível contratar um plano de saúde personalizável e abrangente, adaptado à sua realidade e à medida das suas necessidades. Conheça o plano de saúde que o ACP tem para si, com consultas e exames médicos a preços reduzidos numa vasta rede de mais de 18.000 prestadores de saúde, médico em casa 24h, teleconsultas gratuitas de Clínica Geral, Pediatria e Psicologia, sem exclusões de limite de idade ou período de carência e sem plafonds ou limites de utilização.

Quero saber mais

scroll up