Ter vidros escurecidos no automóvel tem as suas vantagens. E se há casos em que os carros já vêm equipados de fábrica, noutros são os proprietários que decidem instalar vidros escurecidos. Para isso, basta que sejam cumpridos os requisitos. Caso contrário, pode haver infração à lei.
Vantagens dos vidros escurecidos no carro
Optar por vidros escurecidos tem benefícios para o automóvel e passageiros:
- Proteção do interior do veículo dos raios solares
Uma vez que os vidros são mais escuros, os raios solares penetram com menor intensidade no habitáculo. Desta forma, o seu desgaste será menor.
Com vidros escurecidos, a visibilidade do interior do veículo torna-se mais difícil.
- Maior poupança de combustível
Os vidros escurecidos permitem ainda que o habitáculo não alcance tão elevadas, em dias de maior calor. Por esse motivo, o condutor usará menos o ar condicionado, poupando mais combustível.
Por ser mais difícil ver o que se encontra no interior pode ser uma forma de desencorajar assaltos. É por isso que este tipo de vidros é comum em países onde o número de assaltos é elevado.
Dado que a espessura do vidro aumenta ligeiramente, tornam-se mais resistentes à quebra.
Muitos dos proprietários que optam por alterar para vidros escurecidos fazem-no por uma questão estética, visto que melhora visualmente o veículo.
Como se escurecem os vidros
Para se escurecer os vidros do carro, recorre-se a uma película de laminação de vidros. Esta pode aumentar até sete vezes mais a resistência do vidro, útil para controlar a temperatura do habitáculo — sobretudo em dias de maior calor. Esta película pode ser colocada de imediato na fábrica ou mais tarde, por uma empresa devidamente certificada.
É legal colocar vidros escurecidos no carro?
Sim, é legal e até previsto na lei. E todos os vidros podem ser escurecidos. Contudo, devem cumprir regras:
- A alteração tem de ser aprovada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).
- A empresa que faz a alteração dos vidros tem de ter um Certificado de Aplicação.
- As películas para vidros escurecidos têm de passar por uma lista de testes de ensaio:
a) As amostras de vidro com película fixada do lado interior devem sujeitar-se ao ensaio de fragmentação e ao de resistência ao fogo.
b) Deve efetuar-se um ensaio de medição relativo ao fator de transmissão entre os ensaios a efetuar nas amostras de vidro. Só assim é determinado qual o grupo de categoria a que corresponde a marca de homologação nacional.
- Depois de passarem nos ensaios de fragmentação e de resistência ao fogo, as películas têm de conter a marca que confirme a sua homologação:
a) Esta marca é definida por despacho do presidente do IMT.
b) A marca deve ser claramente legível e indelével quando a película for afixada no vidro.
c) As marcas de homologação concedidas por outros Estados membros são prova da homologação válida de um tipo de película noutro Estado membro.
- Os vidros escurecidos têm de cumprir a percentagem de opacidade certa. O para-brisas não pode apresentar uma opacidade superior a 25%, enquanto os vidros das portas da frente não podem ultrapassar os 30%. Já os vidros traseiros não têm qualquer limite de opacidade das películas.
Um seguro à prova de vidro
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