5 dicas para ver o seu crédito habitação aprovado

Compre a sua casa sem percalços

Para a maioria dos portugueses, a compra de casa é um objetivo de vida. No entanto, todo o processo de escolha do imóvel é cada vez mais complexo, frustrante e cansativo.

E quando finalmente encontra a casa que procurava, depara-se com a necessidade de ter o crédito habitação aprovado em tempo oportuno.

Conheça as 5 dicas para que o processo de aprovação decorra sem percalços:

1. Reúna toda a documentação necessária

Ter toda a documentação no arranque do pedido de aprovação é meio caminho andado para que o processo seja rápido. Pergunte ao banco qual a documentação necessária para analisar o processo e envie todos os elementos.

Assim reduz a possibilidade do seu processo ser devolvido por falta de documentação, e de ser transferido para o final da lista de processos em análise.

2. Valor do imóvel vs valor do crédito e mais que um titular facilitam

No caso de existirem dois titulares, o banco vê o risco diluído. Na hipótese de um dos titulares ficar em situação de desemprego ou de corte no vencimento, existe sempre um segundo titular que pode assegurar o pagamento das prestações.
Para a aprovação do crédito habitação, os bancos usam também como referência o rácio entre o valor do financiamento e o valor do imóvel. Quanto menor for este rácio, mais facilmente será aprovado o crédito. Na prática, em caso de incumprimento, o banco terá maior probabilidade de conseguir o valor em dívida quando este é menos elevado.

3. Seja um cliente atrativo, sem incidentes bancários

Ao financiar o imóvel, o principal objetivo do banco é obter o normal pagamento da dívida. Por isso, os bancos têm em conta os indicadores que qualifiquem o seu perfil enquanto devedor.

Não pode haver falhas nas prestações de créditos anteriores, nem utilizações recorrentes do descoberto na conta à ordem!

4. Não peça a totalidade do valor do empréstimo - assim é mais difícil

Para a aprovação do crédito habitação, os bancos usam como referência o rácio entre o valor do financiamento e o valor do imóvel. Quanto menor for este rácio, mais facilmente será aprovado o crédito. Na prática, em caso de incumprimento, o banco terá maior probabilidade de conseguir o valor em dívida quando este é menos elevado.

5. Prepare-se para ter bons seguros associados ao crédito

Assim que souber o valor da avaliação do imóvel feita pelo banco e o valor final que vai pedir ao banco, peça simulações fora do banco para os seus seguros de Multirriscos Habitação e Seguro de Vida. Desde que cumpra as obrigações de coberturas pedidas pelo banco, nada o obriga a fazer os seguros no banco.

 

Siga estas recomendações para ter o seu crédito aprovado com mais facilidade. Deverá, contudo, procurar a melhor solução de crédito habitação. Cada banco tem as suas especificidades e, por vezes, o mesmo spread em dois bancos pode ter diferenças de custos de milhares de euros.

Um seguro de vida à medida do seu crédito habitação

O ACP oferece-lhe soluções que permitem poupar dinheiro todos os meses, através do Seguro Vida Crédito Habitação. Uma solução simples, mas completa, com as melhores coberturas de proteção para toda a família. Em caso de falecimento ou invalidez, o Seguro Vida Crédito Habitação do ACP garante o pagamento do capital em dívida ao banco.

Se já tem um seguro de vida associado ao crédito habitação, lembre-se que pode mudar e poupar mais todos os meses. Experimente simular e fique a saber qual o seguro de vida para o crédito habitação que mais lhe compensa.

SAIBA MAIS

scroll up