São uma espécie de gasolina neutra em carbono e, portanto, uma alternativa mais sustentável para abastecer os motores de combustão interna. Conheça mais sobre os combustíveis sintéticos, admitidos na Europa como substituição da gasolina e gasóleo nos motores a combustão a partir de 2035.
Conheça a importância do filtro de partículas no seu carro e a sua função na retenção de elementos nocivos para o ambiente.
O que são comústiveis sintéticos?
Os combustíveis sintéticos são produzidos através de um processo químico, a partir da combinação de gás de hidrogénio com dióxido de carbono (gerando moléculas de hidrocarbonetos), mas sem quaisquer recursos ao petróleo. Prevê-se que estes combustíveis passem a ser usados na Europa como substituto da gasolina ou do gasóleo em 2035.
Diferenças entre combustíveis sintéticos e fósseis?
Apesar de serem semelhantes à gasolina e gasóleo, o que diferencia os combustíveis sintéticos dos fósseis é a forma como são obtidos. Ambos contêm moléculas de hidrocarbonetos, mas os sintéticos capturam o dióxido de carbono e o hidrogénio renovável através da eletrólise. Além disso, enquanto os combustíveis fósseis têm por base o petróleo, tal não acontece no caso dos sintéticos.
Os combústiveis sintéticos são prejudiciais ao ambiente?
Os combustíveis sintéticos são conhecidos por “e-fuels”, precisamente por serem neutros em termos de emissões. Porém, quando utilizados como combustível nos automóveis, emitem dióxido de carbono, mas a quantidade emitida é a mesma que foi capturada durante a produção, anulando-se. Assim, ao longo da vida útil destes veículos, as emissões tornam-se nulas.
Quais as vantagens dos combústiveis sintéticos?
Em comparação com os combustíveis fósseis, os combustíveis sintéticos permitem:
- A redução da emissão de gases poluentes com efeito de estufa
- Maior sustentabilidade
- Compatibilidade com a tecnologia e infraestrutura dos veículos já existente no mercado automóvel
- Versatilidade e facilidade de implementação
- Não utilizam petróleo
Que veículos podem usar combustíveis sintéticos?
Todos os veículos que atualmente utilizam gasolina ou gasóleo podem utilizar combustíveis sintéticos a partir de 2035 porque, quimicamente, ambos os tipos de combustíveis são semelhantes.
Quanto custam os combustíveis sintéticos?
O preço dos combustíveis sintéticos ainda é mais elevado do que o dos fósseis. A eFuel Alliance estima que em 2025, os custos de produção de um litro destes combustíveis, com uma taxa de mistura de 4% com combustíveis convencionais, seja entre 1,61€ e 1,99€.
Em 2050, os preços podem diminuir, situando-se entre os 0,70€ e os 1,33€ por litro de “e-fuel”, com taxa de mistura de 100%. Tendo em conta que não se prevê nos próximos anos uma descida do preço dos combustíveis, independentemente de serem ou não sintéticos, a eFuel Alliance prevê uma descida dos preços dos “e-fuels” apenas em 2050, altura em que passariam a ser os únicos combustíveis disponíveis.
Ou seja, quando produzidos em larga escala, o custo dos “e-fuels” tenderá a diminuir. Isto significa que em 2025 o gasóleo pode custar 1,22€. Mas em 2050, o e-Diesel custará entre 1,38€ e 2,17€ (de acordo com impostos e taxas atuais na Alemanha). Já a gasolina com mistura de e-fuel, em 2025 custará entre 1,34€ e 1,36€. Em 2050, os preços do “e-Petrol” poderão situar-se entre os 1,45€ e os 2,24€ (de acordo com impostos e taxas atuais na Alemanha).
Conheça alguns dos conselhos fundamentais para poupar combustível.
Todo o apoio, independentemente do combustível
Seja qual for o combustível do seu veículo, os Serviços Rápidos ACP podem auxiliá-lo nos momentos de maior aflição. Os mecânicos credenciados estão aptos a efetuar serviços em qualquer viatura, com peças originais. E se for sócio ACP, tem até 30% de desconto em material.
Conheça todas as vantagens das oficinas de Serviços Rápidos ACP e conduza descansado.
Saiba mais