Como saber se os quilómetros foram realmente alterados?
Se a viatura apresenta alguns dos sinais indicados, não estando de acordo o desgaste com o número de quilómetros apresentados, talvez o proprietário os tenha mesmo alterado. Para ter a certeza de que o veículo tem os quilómetros alterados, siga os seguintes passos:
Carros portugueses
Dirija-se a um dos balcões do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) ou ao respetivo site. Deve ter consigo a matrícula do carro, para que possa pedir uma certidão de inspeção do IMT. Este pedido custa 30€, se efetuado presencialmente. Online, tem um desconto de 10%. Posteriormente, receberá uma carta com a informação da quilometragem do veículo em todas as IPO.
Carros importados
Caso esteja a ponderar comprar um carro estrangeiro, para saber se tem os quilómetros alterados, o procedimento é diferente. Pode consultar esta informação em autoDNA ou Automoli. Em ambos, a pesquisa deve ser efetuada através do VIN (Vehicle Identification Number, ou seja, o número de identificação do veículo). Desta forma, tem acesso a várias informações sobre o veículo, como o número de proprietários e de acidentes registados, assim como fotografias das seguradoras.